• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.82.2015.tde-03102015-112718
Documento
Autor
Nombre completo
Iara Lorca Narece
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2015
Director
Tribunal
Teles, Lídia Cristina da Silva (Presidente)
Dutka, Jeniffer de Cassia Rillo
Ferreira, Léslie Piccolotto
Maximino, Luciana Paula
Santana, Carla da Silva
Título en portugués
Oficina para suavização de sotaque no {R} caipira em locutores: comparação entre abordagem presencial e a distância
Palabras clave en portugués
Arquifonema
Fonoaudiologia
Sotaque
Telessaúde
Voz profissional
Resumen en portugués
Os profissionais da comunicação frequentemente buscam atendimento fonoaudiológico para a suavização de características desprestigiadas em sua fala. Estudos têm apontado a Telessaúde como ferramenta complementar ou alternativa no cuidado das pessoas. Entretanto, é necessário investigar o impacto do uso destas tecnologias na prática clínica e avaliar se as orientações dadas a distância são tão efetivas quanto as orientações presenciais. O objetivo deste estudo é verificar a eficácia de uma oficina na modalidade a distância para suavização de sotaque do arquifonema {R} quando realizado como tepe retroflexo e comparar a abordagem a distância com a presencial. Foram desenvolvidas duas oficinas: Oficina para Suavização de Sotaque a Distância, disponibilizada na Plataforma Virtual Tidia-Ae da Universidade de São Paulo e a Oficina para Suavização de Sotaque Presencial, realizada no Anfiteatro de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo. Ambas as oficinas foram compostas por dez módulos contendo atividades teóricas e atividades práticas. Participaram das oficinas 23 estudantes/profissionais de Locução/Jornalismo/Rádio e TV, de ambos os sexos e média de idade de 26,87 anos (DP = 7,37). Para avaliação das oficinas, todos os participantes tiveram suas vozes gravadas e responderam a questionários antes e ao final das oficinas. Os resultados do presente estudo indicaram que os participantes de ambas as oficinas obtiveram suavização de sotaque significante após sua participação nas oficinas e que não houve diferença significante entre as duas abordagens de oficina.
Título en inglés
Workshop to smooth accent in media workers: comparison between face-to-face and telepractice approach
Palabras clave en inglés
Accent
Archiphoneme
Professional voice
Speech-language pathology
Telehealth
Resumen en inglés
The Communication Professionals often seek speech therapy for smoothing discredited characteristics in speech. Studies have pointed Telehealth as a complementary or alternative tool to care people. However, it is necessary investigate the impact of using these technologies in clinical practice and assess whether the guidelines given in telepractice are as effective as face-toface guidance. This study aims verify the effectiveness of a e-learning workshop for smoothing accent at archiphoneme {R} when pronounced as retroflex flap and compare telepractice and face-to-face approach. Two workshops were developed: the "E-learning Workshop to Smooth Accent" available for participants in Tidia-Ae Virtual Platform of the University of São Paulo, and the "Face-to-Face Workshop to Smooth Accent" held at the Speech Pathologys Amphitheatre at Faculty of Dentistry of Bauru, University of São Paulo. Participated 23 students or professional media workers, regardless of gender and with 26,87 average age (SD = 7,37). Both workshops were composed of ten modules containing theoretical and practical activities. For workshops evaluation, all participants had their voices recorded and they answered questionnaires before and after the workshops. The results of this study pointed significant smoothing accent for participants after their participation in both workshops, and there was no statistical difference between the telepractice and face-to-face approach.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-10-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.