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Dissertação de Mestrado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
Maurício Nagata Yoshida
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Motokane, Marcelo Tadeu (Presidente)
Pereira, Marcelo
Valle, Mariana Guelero do
Título em português
Explicação e argumentação em atividades de modelagem para o ensino fundamental
Palavras-chave em português
Argumentação
Explicação
Modelagem.
Resumo em português
Na presente pesquisa investigou-se de que forma o processo de modelagem contribui para o desenvolvimento da explicação e argumentação em sala de aula. Para isso, foram analisadas atividades de modelagem aplicadas em aulas de ciências para alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública do interior paulista. A análise dos dados envolveu: i) mapeamento dos episódios; ii) identificação de etapas do processo de modelagem; iii) identificação das práticas discursivas dos sujeitos de pesquisa; e iv) categorização de situações explicativas e/ou argumentativas envolvendo estas práticas. Constatou-se um predomínio de explicações descritivas no início das discussões, mas estas ganharam maior complexidade à medida que relações causais foram traçadas em resposta à exigência de justificativas. Já as situações argumentativas não ocorreram de forma espontânea, sendo os professores os precursores da maioria dessas situações - os alunos demonstraram ganhar autonomia neste quesito à medida em que a discussão evoluía. Tendo isto em vista, pontua-se a importância de o professor não explicitar o modelo curricular aos alunos, mas, ao invés disto, estimular a análise do modelo expresso por eles, de forma a evidenciar suas incoerências, limitações e abrangências. Além do mais, o trabalho sugere que a análise gestual pode contribuir para a ampliação do entendimento das situações explicativas e argumentativas.
Título em inglês
Explanation and argumentation in a modeling class for elementary school
Palavras-chave em inglês
Argumentation
Explanation
Modeling
Resumo em inglês
The present research aimed to investigate how the modeling process contributes to the development of explanation and argumentation in the classroom. We analyzed modeling activities applied in science classes for students of the 8th grade in a public school of São Paulo state. Data analysis involved: i) mapping of episodes; ii) identification of modeling process stages; iii) identification of discursive practices; and iv) categorization of explanatory/argumentative situations involving these practices. There was a predominance of descriptive explanations at the beginning of the discussions, but these became more complex as causal relations were drawn in response to the requirement of justification. Argumentative situations did not occur spontaneously, with teachers being the precursors of most of these situations - the students demonstrated to gain autonomy in this aspect as the discussion evolved. With this in mind, it is important that the teacher do not explain the curricular model to the students, but rather stimulate the analysis of their expressed model, in order to highlight their inconsistencies, limitations and scope. In addition, the work suggests that the gestural analysis can contribute to the understanding of explanatory and argumentative situations.
 
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Data de Publicação
2019-05-06
 
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