• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.81.2013.tde-25072014-173516
Documento
Autor
Nombre completo
Tatiana Tavares da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Prestes, Maria Elice de Brzezinski (Presidente)
Bizzo, Nelio Marco Vincenzo
Fernandez, Fernanda da Rocha Brando
Título en portugués
Darwin na sala de aula: replicação de experimentos históricos para auxiliar a compreensão da teoria evolutiva
Palabras clave en portugués
Charles Darwin
Ensino de Ciências
Evolução
História da Biologia
Replicação de experimentos históricos
Resumen en portugués
Esta dissertação, inserida em linha de pesquisa de "História, Filosofia e Cultura no Ensino de Ciências" trabalhou com a temática replicação de experimentos históricos. A pesquisa, caracterizada por uma abordagem inclusiva da História da Ciência no ensino de Biologia foi orientada pelos seguintes objetivos: 1) desenvolver o estudo de um episódio histórico, sobre experimentos de dispersão de sementes e seu papel na teoria evolutiva de Charles Darwin, descritos no seu livro A origem das espécies; 2) desenvolver um estudo empírico por meio da elaboração, validação, aplicação e avaliação de uma Sequência Didática; 3) promover a replicação dos experimentos de Darwin como uma ferramenta facilitadora da aprendizagem da teoria de evolução dos seres vivos; e 4) promover uma abordagem reflexiva de aspectos meta-científicos, particularmente do papel da imaginação e criatividade nas etapas de investigação. O estudo do episódio histórico gerou um material que pode servir de subsídio para o professor que sinta motivado a desenvolver trabalho semelhante em sala de aula, bem como para seus próprios estudantes. Foram produzidos materiais instrucionais e utilizaram-se diferentes estratégias didáticas para a Sequência Didática. O estudo empírico foi aplicado em duas turmas de 2º ano do Ensino Médio, de uma escola particular, na cidade de São Paulo, no primeiro semestre de 2012. Entre as contribuições e desafios dessa pesquisa para a área de ensino de Ciências e História da Biologia, destacam-se: evidências de que a abordagem histórica é motivadora e facilitadora da aprendizagem; a diversidade de atividades propostas foi citada como importante para a aprendizagem e motivar os alunos a pensar sobre o problema de Darwin e elaborarem hipóteses, mas ao mesmo tempo conduzi-los para que as discussões se encaminhassem para uma replicação, como Darwin fez.
Título en inglés
Darwin in the classroom: replication of historical experiments to assist in the understanding of the evolution theory
Palabras clave en inglés
Charles Darwin
Evolution
History of Biology
Replication of historical experiments
Science Education
Resumen en inglés
This dissertation, inside the research line of "History, Philosophy and Culture on Science Teaching" is about the replication of historical experiments theme. The research, characterized by an inclusive approach of History of Science on the teaching of Biology was guided by the following objectives: 1) develop the study of a historical episode about seeds dispersion experiments and its role on Charles Darwin`s evolution theory, described in his book The origin of species; 2) develop an empirical study through elaboration, validation, application and evaluation of a Teaching Learning Sequence; 3) promote the replication of Darwin`s experiments as a facilitating tool on the learning of the theory of evolution of living beings e 4) promote a reflexive approach of metascientific aspects, particularly the role of imagination and creativity on the investigation stages. The study of the historical episode generated a material which could make the teacher feel motivated to develop a similar work in the classroom, as well as his own students. Instructive material was produced and different teaching strategies were used for the Teaching Learning Sequence. The empiric study was applied in two classes of High School, in the city of São Paulo, in the first semester of 2012. Between the contributions and challenges of this research for the teaching of Science and History of Biology, it`s foregrounded: evidence that the historical approach is a motivator and facilitator of learning; the importance of the diversity of activities proposed for learning and to motivate students to think about Darwin's problem and formulate hypotheses, but at the same time lead them so the discussions be guided for replication, as Darwin did.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-08-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2019. Todos los derechos reservados.