• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.81.2015.tde-20072015-122502
Documento
Autor
Nome completo
Sofia Valeriano Silva Ratz
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Motokane, Marcelo Tadeu (Presidente)
Trivelato, Silvia Luzia Frateschi
Valle, Mariana Guelero do
Título em português
Os aspectos epistêmicos da construção de argumentos em uma sequência didática em ecologia.
Palavras-chave em português
Argumentação
Formação de professores de ciências
Movimentos epistêmicos
Práticas epistêmicas
Resumo em português
O estudo da argumentação e da construção de argumentos vem ganhando cada vez mais espaço na área de pesquisa de Ensino de Ciências. A mudança no foco de estudo do sujeito epistêmico, de uma perspectiva individual para a ideia de uma comunidade de conhecedores, nos permite analisar como se dá o processo de produção, comunicação e avaliação do conhecimento científico escolar por meio das interações discursivas. O presente trabalho se insere no contexto da necessidade de produzir conhecimentos acerca dos aspectos epistêmicos no processo de construção de argumentos tendo como foco professores e formador. Objetivamos investigar a mobilização de Práticas Epistêmicas dos professores para a construção de argumentos e suas relações com o Movimento Epistêmico do formador, analisando como as ações do formador favorecem a adoção de tais práticas e promove a construção de argumentos durante a aplicação de uma Sequência Didática em Ecologia em uma oficina de formação continuada de professores de ciências. Mediante a relação entre os Movimentos Epistêmicos do formador e a mobilização de Práticas Epistêmicas pelos professores, analisamos os aspectos epistêmicos na construção de argumentos, tendo como base os argumentos de referência que a Sequência Didática traz em seu escopo. Nossos resultados apontam dois aspectos relevantes desse processo: o direcionamento e a avaliação. O aspecto de direcionamento do formador se constitui na interação entre os objetivos da Sequência Didática e a comunidade de aprendizes. O aspecto de avaliação para a construção de argumentos se caracterizou nos momentos em que o direcionamento se relacionava com as crenças, valores e saberes dessa comunidade. Ressaltamos a importância de desenvolvimento de maiores estudos que se aprofundem sobre os aspectos relacionados ao que conta como conhecimento relevante e os meios para adquiri-lo no contexto de formação de professores.
Título em inglês
The epistemic aspects when constructing arguments in a Didact Sequence in Ecology.
Palavras-chave em inglês
Argumentation
Epistemic moves
Epistemic practices
Training of science teachers
Resumo em inglês
The study of argumentation and the construction of arguments has been more discussed in the field of research in science teaching. Changing the focus of study of the epistemic subject, from an individual perspective to an idea of a community of experts, allow us to analyze hoe the process of knowledge production, process of communication and process of evaluation of the scientific knowledge through epistemic aspect in the argument-construction process focusing on teacher and trainers. It aims to investigate the mobilization of teacher's Epistemic Practices when constructing arguments and its relation to the educator's Epistemic Moves, analyzing how the educator's actions favor the adoption of such practices and promotes the construction of arguments when using a didactic sequence application in Ecology in a continuing education workshop for science teachers. Through the relationship between the educator's Epistemic Moves and the mobilization of teacher's Epistemic Practices, it was possible to analyze the epistemic aspects in the construction arguments, based on the reference arguments that are within the scope of Didactic Sequence. Our results show two relevant aspects of this process: targeting and evaluation. The trainer's targeting aspect is based on the interaction between the goals of the Didactic Sequence and the community of learners. The evaluation aspect focusing on the construction of arguments, based on situations in which the orientation was related to the beliefs, values and knowledge in the present community. We highlighted the importance of developing more efforts to go deeper on the aspects related to relevant knowledge and the ways to acquire in the context of teacher training.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2015-07-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.