• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2011.tde-20072011-152717
Documento
Autor
Nombre completo
Marcelo Jorge de Moraes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Galembeck, Eduardo (Presidente)
Fernandes, José Artur Barroso
Torres, Bayardo Baptista
Título en portugués
Aplicação de recursos de ambiente virtual de aprendizagem em curso de biologia do ensino médio
Palabras clave en portugués
Educação à Distância
Educação Digital
Ensino Médio
Ensino por Computador
Tecnologia Educacional
Resumen en portugués
Este trabalho refere-se à utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) em um curso presencial de Biologia com alunos do terceiro ano do Ensino Médio. O estudo foi desenvolvido com três turmas distintas nos anos de 2008, 2009 e 2010, em escola particular de São Paulo. O estudo teve por objetivo testar a hipótese de que os estudantes desse contexto buscaram no AVA principalmente um repositório de materiais. Era objetivo, também, verificar a possibilidade de estabelecer interações efetivas através de participação em fóruns. Pelas características metodológicas, o trabalho se enquadrou na categoria de pesquisa-ação. Para seu desenvolvimento utilizaram-se, como fontes de informações, os dados de acessos do AVA, questionários de avaliação do ambiente postados pelos alunos e entrevistas. Para a análise da interação, utilizou-se uma adaptação do modelo de Henri (HENRI apud MCKENZIE e MURPHY, 2000). As análises feitas corroboraram a hipótese inicial de que os alunos buscam no ambiente principalmente os materiais pedagógicos. No tocante à utilização dos fóruns, poucos apresentaram uma interação efetiva, tendo sido testadas algumas possibilidades de atuação pedagógica para favorecer essa interação. São discutidos os fatores que respondem pela baixa adesão aos fóruns. Finalizando a dissertação, são comentadas algumas perspectivas decorrentes do trabalho.
Título en inglés
RESOURCES USE OF A VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT AT A HIGH SCHOOL BIOLOGY COURSE
Palabras clave en inglés
Computer Learning
Digital Education
Distance Education
Educational Technology
High school
Virtual Learning Environment (VLE)
Resumen en inglés
This work refers to the use of a Virtual Learning Environment (VLE) for a biology course in attendance for senior high school students. This study was developed with three different groups in the years of 2008, 2009 and 2010, at a private school in São Paulo, Brazil. The objective of this study was to test the hypothesis that students within this context specially used the VLE as a source of studying documents. Another objective was to verify the possibilities of establishing effective interactions through forum participation This study can be classified as an action research due to its methodological characteristics. The sources of information were VLE log data, students evaluation questionnaires and interviews. For interaction analysis, a Henri models adaptation was used (HENRI apud MCKENZIE and MURPHY, 2000). The results endorse the initial hypothesis the students look for studying sources at the virtual environment. In relation to forum use, few students demonstrate effective interaction and some possible teacher mediations that could enrich this interaction were tested. The elements that are related to low forum participation are discussed. Some perspectives driven from this study are brought at the end of the work.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2011-08-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.