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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2011.tde-20072011-152009
Documento
Autor
Nome completo
Helika Amemiya Chikuchi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Galembeck, Eduardo (Presidente)
Marson, Guilherme Andrade
Torres, Bayardo Baptista
Título em português
Estudo exploratório sobre o uso e a busca de informações e de recursos didáticos por professores de biologia do ensino médio cadastrados na biblioteca digital de ciências da UNICAMP
Palavras-chave em português
biblioteca digital
Internet
professor de ensino médio
tecnologia educacional
Resumo em português
Este trabalho de caráter exploratório tinha como objetivos principais investigar o uso e a busca de informações e de recursos didáticos realizada pelos Professores de Biologia do Ensino Médio (PBEM) cadastrados na Biblioteca Digital de Ciências da Unicamp (BDC), em seu aprendizado e aperfeiçoamento profissional e nas suas atividades didáticas. Foram utilizados métodos de coleta de dados indiretos, que consistiram na aplicação de dois questionários estruturados online, e métodos diretos, que consistiram no registro realizado por ferramentas instaladas na BDC sobre as palavras-chave utilizadas, os comentários sobre os recursos e as mensagens eletrônicas dos professores. O primeiro questionário permitiu traçar um perfil dos PBEM. Eles têm em média 36,4 anos, a maioria é do sexo feminino, leciona em escola pública e vive na região sudeste. A maioria encontrou a BDC usando ferramentas de busca; no momento do cadastramento, já usava a Internet há mais de cinco anos, e estava interessada principalmente em conteúdos para subsidiar o preparo de aulas e em recursos didáticos. O segundo questionário mostrou que os PBEM tiveram uma formação inicial compatível com a função que exercem: a maioria fez Biologia ou Ciências Biológicas e licenciatura. Entretanto, quanto ao uso didático das tecnologias digitais, a maioria não teve nenhuma preparação nem na formação inicial e nem por meio de cursos de capacitação. Na investigação sobre fontes de informação utilizadas na preparação de aulas, obtenção de recursos didáticos e no aprendizado do professor, foi possível perceber que, de forma geral, ainda ocorre uma baixa utilização de fontes de informação que utilizam a Internet, como as bibliotecas digitais, os sites de universidades, os blogs, fóruns e grupos de discussão. Fontes impressas como jornais e revistas especializadas ou não, livros acadêmicos, livros paradidáticos também são utilizadas pela maioria dos professores de forma eventual. A fonte mais utilizada é o livro didático que desempenha papéis múltiplos: para o aprendizado do professor, preparação de aulas e recurso didático. Congressos, palestras e cursos são considerados fontes de aprendizado eventuais para a maioria. Por outro lado, trocas de experiências com os pares é considerada uma fonte frequente de informações para o aprendizado do professor. A análise cruzada de dados sugere que a maioria dos professores ainda não detém as habilidades necessárias para o uso das tecnologias e que não sabem avaliar criticamente os recursos digitais educacionais. Os resultados também indicaram a preferência por recursos que não exigem interatividade por parte dos alunos (apresentações em PowerPoint e imagens) sugerindo um uso limitado dos recursos digitais educacionais. O quadro geral indica a existência de fragilidades na forma como os PBEM participantes desta pesquisa estão se atualizando e aprendendo, sendo importante verificar se essa tendência se mantém na totalidade dos PBEM do país.
Título em inglês
Exploratory study on using online resources and the interest in information sources and educational resources by High School Biology Teachers enrolled in the Unicamp's Digital Library of Sciences
Palavras-chave em inglês
digital libraries
educational technology
high school teachers
Internet
Resumo em inglês
This exploratory study investigates what are the sources of information and resources used by High School Biology Teachers (HSBT) enrolled in the Digital Library of Science (DLS) in their learning and professional development and in their didatic activities. Methods were used for collecting indirect data, which consisted in applying two online structured questionnaires, and direct methods, which consisted in analysing the keywords, comments about resources and the electronic messages left by teachers. The first questionnaire allowed us to outline a profile of the HSBT. They are averaged 36.4 years old, most are female, teach in public school and live in the Southeast. Most of the teachers found BDC using search engines. At the time of their registration, they were already using the Internet for over five years, and were interested primarily in contents to support lessons planning and teaching resources. The second questionnaire showed that HSBT had an initial formation compatible with their function: the majority studied Biology and has graduation degree. However, concerning on the didactic use of digital technologies, most had nothing on initial formation neither on training courses. The results about information sources used in planning lessons, getting instructional resources and teacher's learning showed that, in general, there are a low use of information sources based on Internet (such as digital libraries, sites of universities, blogs, forums and discussion groups). Printed sources like newspapers, magazines, textbooks, academic books have been used eventually by most teachers. The most common source used is the textbook that plays multiple roles: for teacher learning, lesson planning and as didactic resource. Congresses, lectures and courses are considered eventual sources of learning for the majority. Moreover, exchanging experiences with colleagues is considered a frequent source of information for learning. Cross-analysis of data suggests that most teachers do not hold basic skills to use technology, and also do not know how to evaluate digital resources in education. The results also indicated their preference for resources that do not require interactivity by students: the PowerPoint presentations and images (pictures, video or animation). It seems there is a limited use of digital educational resources. The overall picture portrayed in this work suggests the existence of weaknesses in how HSBT are upgrading and learning about science and about information and communication technology. It is recommended that further investigations can be lead to confirm if this tendency is observed in the totality of brazilian HSBT.
 
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Data de Publicação
2011-08-19
 
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