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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2020.tde-17062020-162856
Documento
Autor
Nome completo
Ana Elisa Montebelli Motta
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Motokane, Marcelo Tadeu (Presidente)
Ratz, Sofia Valeriano Silva
Valle, Mariana Guelero do
Título em português
A construção de evidências e a aprendizagem conceitual em uma sequência didática investigativa sobre interações ecológicas
Palavras-chave em português
argumentação
ensino de ciências
evidência
interações discursivas
Resumo em português
Ancorado nos estudos sobre a argumentação em aulas de biologia, o objetivo deste trabalho é analisar o processo discursivo de construção de evidências no decorrer da implementação de uma sequência didática investigativa sobre interações ecológicas. A argumentação a partir de evidências tem potencial para proporcionar a formação de jovens alfabetizados cientificamente, promovendo a capacidade de avaliar as bases nas quais se sustentam enunciados. Os resultados de diferentes estudos, no entanto, apontam que a construção de evidências não é trivial e ainda é necessário compreender como apoiar os estudantes nessa tarefa. Nossos sujeitos de pesquisa são um grupo de cinco alunas pertencentes a uma turma regular do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública. A partir da transcrição das aulas, foram mapeados episódios e sequências discursivas. Para cada episódio, foram identificados os objetivos das estudantes ao utilizarem os dados nas interações: explorar dados, organizar informações ou apoiar enunciados, que se mostraram condizentes com a estrutura da sequência didática proposta. Descrevemos elementos do processo de construção de evidências a partir de dados anômalos. As estudantes reconhecem parte dos dados como anômalos, tentam explica-los e, por fim, incorporam os dados anômalos a uma explicação para o fenômeno. Nossos resultados sugerem que, nesse caso, o trabalho com os dados anômalos possibilitou que as estudantes conciliassem explicações causais e, com isso, compreendessem as interações ecológicas em maior complexidade.
Título em inglês
Evidence construction and conceptual learning during an inquiry teaching sequence about ecological interactions
Palavras-chave em inglês
argumentation
discursive interactions
evidence
science teaching
Resumo em inglês
This study is inserted in the researches about argumentation in biology classes. We aim to analyse the discursive construction of evidence during an inquiry teaching sequence about ecological interactions. The evidence-based argumentation has potential to provide the development of scientific literacy, promoting the ability to evaluate the bases on which statements are layed. The results of different studies, however, point out that evidence construction is not a trivial task and it is still necessary understand how to support students. Our participants are a group of five students, who attend a regular class of the first year of high school in a public school. From the transcription of the classes, episodes and discursive sequences were mapped. For each episode, the students' aims were identified when using the data in interactions: exploring data, organizing information or supporting statements, which were consistent with the structure of the proposed teaching sequence. We describe elements of the evidence-building process from anomalous data. The students recognize part of the data as anomalous, try to explain it and, finally, incorporate the anomalous data into an explanation for the phenomenon. Our results suggest that, in this case, working with anomalous data made it possible for students to reconcile causal explanations and, with this, understand ecological interactions in greater complexity.
 
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Data de Publicação
2020-06-23
 
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