• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2020.tde-17062020-162856
Document
Auteur
Nom complet
Ana Elisa Montebelli Motta
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Motokane, Marcelo Tadeu (Président)
Ratz, Sofia Valeriano Silva
Valle, Mariana Guelero do
Titre en portugais
A construção de evidências e a aprendizagem conceitual em uma sequência didática investigativa sobre interações ecológicas
Mots-clés en portugais
argumentação
ensino de ciências
evidência
interações discursivas
Resumé en portugais
Ancorado nos estudos sobre a argumentação em aulas de biologia, o objetivo deste trabalho é analisar o processo discursivo de construção de evidências no decorrer da implementação de uma sequência didática investigativa sobre interações ecológicas. A argumentação a partir de evidências tem potencial para proporcionar a formação de jovens alfabetizados cientificamente, promovendo a capacidade de avaliar as bases nas quais se sustentam enunciados. Os resultados de diferentes estudos, no entanto, apontam que a construção de evidências não é trivial e ainda é necessário compreender como apoiar os estudantes nessa tarefa. Nossos sujeitos de pesquisa são um grupo de cinco alunas pertencentes a uma turma regular do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública. A partir da transcrição das aulas, foram mapeados episódios e sequências discursivas. Para cada episódio, foram identificados os objetivos das estudantes ao utilizarem os dados nas interações: explorar dados, organizar informações ou apoiar enunciados, que se mostraram condizentes com a estrutura da sequência didática proposta. Descrevemos elementos do processo de construção de evidências a partir de dados anômalos. As estudantes reconhecem parte dos dados como anômalos, tentam explica-los e, por fim, incorporam os dados anômalos a uma explicação para o fenômeno. Nossos resultados sugerem que, nesse caso, o trabalho com os dados anômalos possibilitou que as estudantes conciliassem explicações causais e, com isso, compreendessem as interações ecológicas em maior complexidade.
Titre en anglais
Evidence construction and conceptual learning during an inquiry teaching sequence about ecological interactions
Mots-clés en anglais
argumentation
discursive interactions
evidence
science teaching
Resumé en anglais
This study is inserted in the researches about argumentation in biology classes. We aim to analyse the discursive construction of evidence during an inquiry teaching sequence about ecological interactions. The evidence-based argumentation has potential to provide the development of scientific literacy, promoting the ability to evaluate the bases on which statements are layed. The results of different studies, however, point out that evidence construction is not a trivial task and it is still necessary understand how to support students. Our participants are a group of five students, who attend a regular class of the first year of high school in a public school. From the transcription of the classes, episodes and discursive sequences were mapped. For each episode, the students' aims were identified when using the data in interactions: exploring data, organizing information or supporting statements, which were consistent with the structure of the proposed teaching sequence. We describe elements of the evidence-building process from anomalous data. The students recognize part of the data as anomalous, try to explain it and, finally, incorporate the anomalous data into an explanation for the phenomenon. Our results suggest that, in this case, working with anomalous data made it possible for students to reconcile causal explanations and, with this, understand ecological interactions in greater complexity.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2020-06-23
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.