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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2020.tde-17062020-155548
Document
Auteur
Nom complet
Carla Andrea Moreira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Silva, Rosana Louro Ferreira (Président)
Freitas, Denise de
Santos, Laísa Maria Freire dos
Titre en portugais
Limites e possibilidades do uso de casos investigativos para a promoção de uma educação ambiental crítica
Mots-clés en portugais
Educação Ambiental Crítica
Estudos de casos
Formação continuada
Resumé en portugais
Tomando como inquestionável a complexidade acerca dos aspectos relacionados à prática docente, e ao desafio da promoção de uma Educação Ambiental Crítica no ensino formal, essa pesquisa teve especial interesse em responder a seguinte questão norteadora: "O uso da modalidade didática estudos de casos na formação continuada de professores (as) favorece uma perspectiva de Educação Ambiental Crítica?" Para isso, propusemos dois momentos formativos com professores (as) da educação básica em contextos diversificados: em um deles a formação privilegiou aspectos locais, ao promover uma formação no espaço escolar para professores (as) de uma mesma unidade; e a outra, uma formação realizada dentro de um curso de extensão promovido pela universidade, com professores (as) de diferentes unidades escolares. Ambas as formações tinham como objetivo principal apresentar a modalidade didática Aprendizagem Baseada em Casos para o público participante, assim como orientar a resolução e a construção de estudos de casos sob a temática socioambiental de forma coletiva. Para investigar esse processo formativo, analisamos os enunciados produzidos pelos participantes durante as formações tendo como referencial a teoria do enunciado bakhtiniana, a teoria polifônica de Oswald Ducrot e a produção de sentidos e significados a partir da adoção da Hermenêutica filosófica proposta por Hans-Georg Gadamer. Os dados analisados apontaram a possibilidade de estreitamento entre o uso de estudos de casos e a reflexão de questões complexas próprias da Educação Ambiental, ao utilizar uma estratégia que privilegia uma condição mais dialógica, participativa e reflexiva, quando incentiva a resolução de problemas e a tomada de decisão de forma coletiva em uma formação de professores (as). Foi possível identificar esta possibilidade através dos discursos dos (as) sujeitos (as) de pesquisa, quando estes (as) interpretaram as problemáticas de origem socioambiental retratadas nos estudos de casos, configurando-se assim como uma estratégia facilitadora. Além disso, consideramos que os espaços dialógicos promovidos durante as formações realizadas foram capazes de incentivar o compartilhamento de saberes entre os docentes, com a valorização das experiências dos sujeitos (as) e cujo princípio reafirmamos ser fundamental para uma formação mais crítica em Educação Ambiental.
Titre en anglais
Limits and possibilities of using investigative cases to promote Critical Environmental Education
Mots-clés en anglais
Case studies
Critical Environmental Education
Training teacher program
Resumé en anglais
Assuming as unquestionable the complexity about aspects related to teaching practice, and the challenge of promoting a Critical Environmental Education in formal education, this research had a special interest in answering the following guiding question: "The use of the didactic modality of case studies in teacher's training program does promotes a critical Environmental Education perspective? "For this, we proposed two formative moments with teachers of basic education in diversified contexts: in one of them the formation privileged local aspects, promoting a formation in the school for teachers (as) of the same unit; and the other, a training conducted within an extension course promoted by the university, with teachers from different school units. Both trainings had as main objective to present the Case-Based Learning didactic modality to the participating public, as well as to guide the resolution and the construction of case studies on the socio-environmental theme in a collective way. To investigate this formative process, we analyze the statements produced by the participants during the training taking as reference the Bakhtinian statement theory, Oswald Ducrot's polyphonic theory and the production of meanings and the adoption of the philosophical hermeneutics proposed by Hans-Georg Gadamer. The data analyzed pointed to the possibility of narrowing between the use of case studies and the reflection of complex issues inherent to Environmental Education, by using a strategy that promote more dialogic, participative and reflective condition, when it encourages problem solving and decision-making in a teacher training program. It was possible to identify this possibility through the teacher's discourses, when they interpreted the socio-environmental issues portrayed in the case studies, thus constituting a facilitating strategy. In addition, we consider that the dialogic moments promoted during the training encouraged knowledge sharing among teachers, with the appreciation of the teacher's experiences and whose principle we reaffirm to be fundamental for a more educated formation in critic Environmental Education.
 
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Date de Publication
2020-06-23
 
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