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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2020.tde-17062020-140211
Documento
Autor
Nome completo
Gabriel Henrique de Camargo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Motokane, Marcelo Tadeu (Presidente)
Silva, Adjane da Costa Tourinho e
Valle, Mariana Guelero do
Título em português
Estratégias enunciativas e engajamento em uma sequência didática investigativa sobre biodiversidade
Palavras-chave em português
discurso científico
engajamento
ensino de ciências por investigação
estratégia enunciativa
Gênero do discurso
sequência didática investigativa
Resumo em português
Esse trabalho apresenta um estudo qualitativo de investigação que teve como objetivo compreender o repertório de estratégias enunciativas empregado por um professor que favoreceu o engajamento dos estudantes. Nele, foram propostas categorias para a análise do engajamento de estudantes e subsídios para auxiliar professores de ciências, interessados na adoção de abordagens investigativas, a compreenderem os objetivos almejados durante sua implementação. Assim, a partir da perspectiva sociocultural sobre o estudo dos gêneros do discurso, a análise tem início com a discussão de que em salas de aula investigativas são criadas esferas comunicacionais que comportam a produção de uma série de discursos. É aventada a perspectiva de que as propostas instrucionais investigativas compõem um gênero discursivo estável, no qual as estratégias enunciativas dos professores podem ser caracterizadas. Dentre essas estratégias, destacam-se aquelas que dão oportunidade para que os estudantes se engajem na utilização do discurso científico. A partir disso, foi feito um estudo das interações discursivas de um professor com um grupo de alunas e com toda a sala ao longo de uma sequência didática investigativa (SDI). A SDI foi aplicada em uma escola municipal localizada no interior do estado de São Paulo para alunos do 9º ano do ensino fundamental. Durante a aplicação, o foco da análise foram as estratégias mobilizadas pelo professor e as dimensões de engajamento a nível de complexidade cognitiva e de trabalho colaborativo dos estudantes. Os resultados obtidos mostram que ao construir seu discurso pedagógico, o professor mobilizou um amplo repertório de estratégias enunciativas que teve relação com a disponibilização de princípios necessários ao engajamento em aulas de ciências. Sua intervenção no grupo também foi essencial para a ocorrência das instâncias mais complexas de engajamento.
Título em inglês
Enunciative strategies and engagement during an inquiring didactic sequence in biodiversity
Palavras-chave em inglês
engagement
enunciative strategy
inquiring didactic sequence
inquiring science classes
science discourse
Speech genres
Resumo em inglês
This research presents a qualitative approach that aimed to comprehend the repertoire of enunciative strategies employed by a teacher that favored student's engagement. Categories were described to analyze the engagement and subsidies were given for science teachers, interested in adopting inquiring approaches, to comprehend the goals pursued during their pedagogical practice. The sociocultural perspective about speech genres lead to the understanding that inside science classes are created communicative spheres supporting the production of different speeches. Them, it's proposed that science inquiring classes have a stable genre of speech in which teacher's enunciative approaches can be characterized. Among all possible approaches, it's emphasized the ones that give opportunities to student's engagement in mobilizing science discourses. The discursive interactions between a teacher and a group of students was analyzed during an inquiring didactic sequence (IDS). The IDS was applied in a public school localized in a São Paulo's state country town to 14 years old students. During the application, the enunciative approaches mobilized by the teacher and the cognitive complexity and collaborative work instances of student's engagement were analyzed. The results showed that the teacher mobilized a series of strategies related to the principles needed to the occurrence of engagement in science classes. His interventions in small groups were also essential to the occurrence of more complex instances of engagement. Therefore, there was a deeper understanding of how enunciative repertoires are related to opportunities for engagement in investigative instructional proposals.
 
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Data de Publicação
2020-06-23
 
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