• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2019.tde-16062020-145213
Documento
Autor
Nome completo
Marcelo Kei Sato
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Bizerra, Alessandra Fernandes (Presidente)
Lamas, Adriana Pugliese Netto
Prado, Patricia Dias
Título em português
Participação infantil, imaginação e infância: contribuições para a divulgação científica
Palavras-chave em português
Coprodução de mídias
Divulgação Científica
Infância
Mídias participatórias
Participação Infantil
Resumo em português
Esse trabalho investiga os modos de participação de crianças em ações educativas e de Divulgação Científica (DC) na coprodução de mídias "rádio" e "audiovisual", dentro do contexto do projeto "Reintrodução do papagaio-de-peito-roxo no Parque Nacional das Araucárias, SC" realizado em parceria com o Instituto Espaço Silvestre, as Secretarias de Educação dos Municípios de Passos Maia e Ponte Serrada e três escolas municipais da região. Por meio das abordagens teórico-metodológicas da DC enquanto cultura (Estudos Culturais) e com foco em ações participatórias, buscou-se localizar nos dados obtidos os diferentes modos de Participação Infantil nas ações de coprodução de mídias. Foram coletados e analisados os registros audiovisuais das ações, o caderno de campo do pesquisador e as mídias coproduzidas com e pelas crianças participantes (dez episódios de radionovela e dois audiovisuais). Como resultados das análises emergiram quatro modos principais de Participação Infantil nas ações de DC de coprodução de mídias: (1) contextualizada, (2) simbólica, (3) técnica/estética e (4) identitária. Apesar de não ser a intenção dessa pesquisa esgotar todo e qualquer modo de participação das crianças em ações participatórias de DC, considera-se que essa pesquisa constitui um importante passo, ainda que inicial, para a sistematização de um diálogo entre as áreas de pesquisas e práticas de DC participatórias e os estudos da infância.
Título em inglês
Children participation, imagination and Childhood: contributions to the Science Communication
Palavras-chave em inglês
Childhood
Children Participation
Media co-production
Participatory Media
Science Communication
Resumo em inglês
This research investigates the ways in which children participate in educational and Science Communication actions in the co-production of "radio" and "audiovisual" media, within the context of the project "Reintroduction of vinaceous-breasted amazon in the Araucaria's Nacional Park, SC" in partnership with the Espaço Silvestre Institute, the Education Departments of the Municipalities of Passos Maia and Ponte Serrada and three schools in the region. Through the theoretical and methodological approaches of Science Communication as a culture (Cultural Studies) and focusing on participatory actions, the objective was to locate in the data obtained the different modes of child participation in media co-production actions. The audiovisual records of the actions, the researcher's field notebook and the media co-produced with and by the participating children (ten episodes of radio stories and two audiovisuals) were collected and analyzed. As a result of the analysis, four main modes of child participation emerged in the actions analyzed: (1) contextualized, (2) symbolic, (3) technical/aesthetical and (4) identitary. Although it is not the intention of this research to exhaust any and every mode of participation of children in participatory actions of Science Communication, it is considered that this research constitutes an important, although initial, step in systematizing a dialogue between research and practice in Participatory Science Communication and childhood studies.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Marcelo_Kei_Sato.pdf (2.59 Mbytes)
Data de Publicação
2020-06-23
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.