• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.81.2018.tde-10072018-142202
Documento
Autor
Nome completo
Antonio Dégas Mendes Neto Storelli
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Malachias, Maria Elena Infante (Presidente)
Laranjeiras, Cássio Costa
Haddad, Thomás Augusto Santoro
Título em português
Uma Explicação para o Aprender do Ser Humano Biológico-Cultural A importância do Conversar e suas implicações para o Ensinar
Palavras-chave em português
aprendizagem
Biologia do Conhecer
Biologia-Cultural, linguagem
Resumo em português
Nesta dissertação apresento uma explicação para a aprendizagem e para o aprender a partir da Epistemologia Unitária, que proponho como uma síntese das reflexões do pesquisador chileno Humberto Maturana sobre o conhecer. Para isso, apresento uma histórico das concepções deste autor, que constituem a Biologia do Conhecer e a Biologia-Cultural. Reflito sobre quem é o ser humano que aprende e destaco a importância do conversar, concebido como o entrelaçamento entre o linguajear e o amar, que é a emoção que nos caracteriza como seres humanos biológico-culturais.
Título em inglês
An Explanation to Learning of Biological-Cultural Human Learning: the Importance of Conversation and its Implications to the Teach
Palavras-chave em inglês
Biology ok Knowledge
Cultural-Biology
language
learning
Resumo em inglês
In this dissertation, I present an explanation concern learning and understand upon the Unitarian Epistemology, which I propose as a synthesis of Chilean researcher Humberto Maturana's reflections related knowledge. For this, I present a briefing of their conceptions, which constitute Biology of Knowledge and Biology-Cultural. I reflect about who is the human that learns and emphasizes about the importance to talk, conceived as the interweaving between language and love, which is the emotion that characterizes us as biological-cultural humans.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-07-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.