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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.81.2018.tde-05072018-155053
Documento
Autor
Nome completo
Rafael Gil de Castro
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Motokane, Marcelo Tadeu (Presidente)
Galian, Claudia Valentina Assumpção
Santos, Bruno Ferreira dos
Título em português
A construção de argumentos no processo de recontextualização do conceito de biodiversidade
Palavras-chave em português
alfabetização científica
argumentos
biodiversidade
recontextualização
sequência didática investigativa
Resumo em português
O presente trabalho apresenta um estudo empírico a partir de uma abordagem qualitativa de investigação que almejou caracterizar a produção de argumentos escritos de estudantes do ensino médio ao longo do processo de recontextualização do conceito de biodiversidade. A partir da teoria de Bernstein sobre o modelo do discurso pedagógico, a análise deste trabalho incide inicialmente no sentido de caracterizar o conceito de biodiversidade contido no "que" da mensagem sociológica dos documentos oficiais - Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na Proposta Curricular do Estado de São Paulo. A partir disso, caracterizou-se o "que" contido no discurso sobre biodiversidade de uma sequência didática investigativa (SDI) cujo objetivo era o ensino da biodiversidade. Essa sequência didática faz parte do campo de recontextualização pedagógico, em que os autores fazem adaptações em relação à mensagem sociológica veiculada nos documentos oficiais. Segue-se o estudo com a aplicação da SDI em uma escola da rede pública estadual, no ano de 2014, em Ribeirão Preto, São Paulo. Durante a aplicação o foco de análise foi os argumentos escritos produzidos pelos estudantes ao longo de um novo processo de recontextualização. A presença de regras de reconhecimento e realização caracteriza a produção de argumentos nesse processo. Os resultados obtidos evidenciaram que existe uma diminuição progressiva da qualidade conceitual da biodiversidade entre o PCN e a Proposta Curricular, e que continua diminuindo quando se verifica pesquisas a respeito deste conceito em livros didáticos. Na SDI, entretanto, a qualidade conceitual da biodiversidade é bastante complexa e os estudantes são mobilizados a utilizar o pensamento científico para compreender o conceito de biodiversidade e argumentar em diferentes situações. Nesse sentido, observou-se uma compreensão mais profunda a respeito da biodiversidade por parte dos estudantes, evidenciada pelo aumento do número de estudantes com regras de reconhecimento e realização ao longo de cada atividade proposta na SDI.
Título em inglês
The production of arguments in the process of recontextualization of the concept of biodiversity
Palavras-chave em inglês
arguments
biodiversity
investigative didactic sequence
recontextualization
scientific literacy
Resumo em inglês
This research presents an empirical study based on a qualitative approach that aimed to characterize the production of written arguments of high school students throughout the process of recontextualisation of biodiversity concept. The theory of Bernstein about the model of pedagogical discourse helped to analyze the context of recontextualisation, and the "what" of the sociological message of the official documents - National Curricular Parameters (NCP) and Curricular Proposal of the State of São Paulo. Then, there was the analyses of the "what" contained in the discourse of biodiversity of an investigative didactic sequence (IDS). This IDS is part of the pedagogical field of recontextualisation, which authors made some changes in relation to the sociological message of the official documents. The study is followed by application of the IDS in a public school from Ribeirão Preto, São Paulo, in 2014. During the application the focus of analyses was the written arguments produced by the students. The presence of recognition and realization rules characterizes the production of arguments in this process of recontextualisation. The results obtained showed that there is a progressive decrease in the conceptual quality of biodiversity between the NCP and the Curricular Proposal and other researchers showed that it continues to decrease in the textbooks. However the ISD showed a high complexity quality of the biodiversity concept and the students were mobilized to use scientific thinking to understand the concept of biodiversity and argue in different situations. Thus, we observed a deeper understanding of biodiversity concepts by the students that was evidenced by the increase in the number of students with recognition and realization rules for each activity proposed in IDS.
 
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Data de Publicação
2018-07-06
 
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