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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.81.2014.tde-04052015-163946
Documento
Autor
Nome completo
Pércia Paiva Barbosa
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Ursi, Suzana (Presidente)
Bizzo, Nelio Marco Vincenzo
Mattos, Cristiano Rodrigues de
Título em português
Formação continuada, motivação e educação a distância: um estudo com professores de biologia e seus tutores
Palavras-chave em português
Educação à Distância
Formação de professores
Motivação
Resumo em português
Ao longo da história brasileira, a área da Educação esteve presente em diversas discussões políticas. Sabe-se que, ainda hoje, são necessárias muitas mudanças a fim de se promover sua almejada melhoria. Dessa forma, a formação de professores bem qualificados tem sido uma das principais medidas adotadas para alcançar o aprimoramento da Educação no país, sendo que, nos últimos 20 anos, a Educação a Distância (EAD) tem sido uma das preferências dos programas de governo para proporcionar tal formação. Nesse novo e conturbado cenário, a reflexão sobre a qualidade dos cursos de formação docente torna-se essencial, além do fato de que tais cursos devem estar adequados às especificidades do grupo que se deseja formar. Sendo assim, acredita-se ser necessário conhecer quem são os professores envolvidos nesses processos de formação, assim como suas motivações ao ingressarem em tais cursos. A partir dessas questões, como objetivo geral, a presente pesquisa pretendeu contribuir para a ampliação dos conhecimentos sobre a motivação de professores de Biologia em cursos de formação docente continuada na modalidade à distância. Como objetivos específicos, pretendeu-se: 1. Identificar as principais motivações dos professores (cursistas) para participarem do Curso de Especialização para Docentes de Biologia (EspBio) do programa Rede São Paulo de Formação Docente (RedeFor) e; 2. Investigar as concepções dos tutores sobre a motivação de tais cursistas, assim como estabelecer quais critérios esses tutores utilizaram para identificar tal motivação. Foram elaborados dois questionários, sendo que um deles foi respondido por 53 cursistas e o outro foi respondido por um grupo de 9 tutores. Como principais resultados, encontrou-se que as principais motivações para ingresso dos professores no EspBio estavam relacionadas à ampliação de conhecimentos e atualização na área de Biologia, além da ampliação de metodologias de ensino. Os docentes também consideraram a aprendizagem na modalidade à distância mais motivadora que a presencial devido à flexibilidade de tempo que a primeira oferece. Os tutores, por sua vez, elencaram como critérios para identificação de docentes motivados ao aprendizado o comportamento ativo dos mesmos (quando participam intensamente do que é solicitado), a busca de informações complementares ao curso, a assiduidade no ambiente virtual de aprendizagem, a preocupação com a qualidade do que era produzido além da preocupação em prestarem esclarecimentos ao tutor quando eventuais contratempos ocorressem. A partir dessa pesquisa acredita-se ser necessário um olhar mais atento para cursos de formação docente, sejam presenciais ou à distância, para que os mesmos possam atender às expectativas dos professores envolvidos, tornando tais cursos mais adequados às especificidades do grupo em questão. Além disso, acredita-se na importância da permanente a capacitação do tutor, já que o mesmo tem grande contribuição para o sucesso da EAD. Por fim, acredita-se que, apesar de os resultados da presente investigação somarem-se aos diversos trabalhos realizados na área em questão, espera-se que maiores estudos sobre o tema sejam realizados, a fim de se contribuir, efetivamente, para a melhoria dos cursos de formação docente.
Título em inglês
Continuing Education, Motivation and Distance Education: a study with biology teachers and their tutors
Palavras-chave em inglês
Distance Learning
Motivation
Teachers Learning
Resumo em inglês
Throughout Brazilian History, Education was present in many political discussions. It is known that, even today, many changes are necessary in order to promote their desired improvement. Thus, the well-qualified teachers learning has been one of the main measures adopted to achieve the improvement of Education in Brazil, where in the last 20 years, Distance Learning (DL) has been one of the preferences of government programs to provide teachers learning. In this new and troubled scenario, the reflection about the quality of teachers learning courses becames essential, beyond the fact that such courses should be appropriate to the specific group it want to form. Thus, it was believed that is necessary to know who are the teachers involved in these formation processing and such as their motivations to enrolling these courses. From these questions, the general objective of the present research is contribute to the expansion of knowledge about the motivation of biology teachers in teacher training courses in distance mode. As specific objectives, we intend to: 1 Identify the motivation of teachers (also called "cursistas" in this work) to participate in a specialization course for teachers of biology (EspBio) e; 2. Try to identify the tutors' conceptions about the motivations of his cursistas, as well as establishing the criteria they used to identify such motivation. Two questionnaires were developed: one was answered by 53 teachers from São Paulo and the other one was answered by a group of nine tutors. As a result it was found that the greatest motivation declared by teachers was related to their improvement and updating knowledge in Biology, beyond the possibility of expands their teaching methodologies in this area. Teachers also considered learning in distance mode more motivating than the classroom because of the flexibility of time that the first offer. The tutors, in their turn, listed as a criterias to identify motivated teachers to learn the active behavior the teachers had in the course (when they participate intensely than is required), the search for additional information, attendance in the virtual learning environment, concern about the quality of what they had produced , besides concern about the clarifications to the tutor when any misadventure happen. From this research, it is believed that a closer look at teacher education courses be necessary, either presencial or at a distance, so that they can meet the expectations of the teachers involved, making these courses more appropriate to the specific group concerned. Furthermore, we believe in the importance of permanent tutor training because they have a great contribution to the success of Distance Learning, even though their role sometimes were neglected. Finally, we believed that, despite the results of this research add up to the various works carried out in the area in question, it is expected that further studies be conducted on the subject, in order to contribute effectively to the improvement of teachers learning courses.
 
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Percia_Paiva_Barbosa.pdf (616.35 Kbytes)
Data de Publicação
2015-05-13
 
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