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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2012.tde-31052012-150554
Documento
Autor
Nome completo
Eliana Moraes de Santana
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Rezende, Daisy de Brito (Presidente)
Arroio, Agnaldo
Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa
Título em português
O uso do jogo autódromo alquímico como mediador da aprendizagem no ensino de Química
Palavras-chave em português
Atividades lúdicas
Autódromo alquímico
Ensino de Química
Jogos
Mediação
Resumo em português
O objetivo dessa pesquisa foi analisar um jogo didático intitulado Autódromo Alquímico e como esse tipo de metodologia pode contribuir para o Ensino de Química. As hipóteses de trabalho a priori são que atividades lúdicas e jogos desse tipo podem (i) favorecer a motivação dos alunos e o interesse dos mesmos em aprender (ii) desenvolver nos educandos habilidades cognitivas através das Funções Psicológicas Superiores (FPS) tais como: Emoção, Imaginação, Percepção, Atenção, Memória, Pensamento, Linguagem, Abstração e Generalização, por fim,(iii) possibilitar a significação e o aprofundamento do conhecimento a respeito da Alquimia e da Química. A pesquisa foi realizada na perspectiva do método de análise qualitativa, sendo desenvolvida nos moldes do estudo de caso. O Referencial Teórico utilizado e em relação à função do jogo é baseado em Vygotsky e seus alunos, Leontiev e Elkonin principalmente. A atividade lúdica trabalhada foi o Jogo Autódromo Alquímico e todas as suas etapas de aplicação inseridas no contexto da Educação em Química. Os colaboradores do trabalho foram 263 estudantes de nove turmas do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular da cidade de Itabuna no estado da Bahia. A obtenção dos dados foi realizada através de análises diagnósticas (iniciais, continuadas e finais) com perguntas abertas, além de filmagens digitais e entrevistas com os educandos sendo, posteriormente, tratados com a utilização de ferramentas da análise de conteúdo. Os resultados encontrados corroboraram as três hipóteses (i) (ii) e (iii). Os dados encontrados demonstraram existir uma relação direta entre a aplicação da atividade lúdica e uma maior ressignificação e aprofundamento do conhecimento em Química. Conclui-se que o Jogo foi benéfico para o processo de ensino e aprendizagem em Ciências, pois houve aprendizagem e ressignificação do conhecimento da Alquimia e da Química. Também foi perceptível o desenvolvimento de várias habilidades apontadas como importantes para a formação de um cidadão crítico e reflexivo.
Título em inglês
The use of game alchemical speedway as a mediator of learning in the Chemistry teaching
Palavras-chave em inglês
Alchemical speedway
Chemistry teaching
Games
Mediator
Recrational actividies
Resumo em inglês
The objective of this research was to analyze a didactic game titled Alchemical Speedway and how such a methodology can help to teach chemistry. Working hypotheses are that play activities and games of that type may (i) foster students' motivation and interest in learning the same (ii) to develop in students the higher psychological functions (FPS) such as: Emotion, Imagination, Perception, Attention, Memory, Thought, Language, Abstraction and Generalization, finally, (iii) enable the significance and deepen the knowledge of alchemy and chemistry. The survey was conducted in view of the method of qualitative analysis, being developed as a case study. The theoretical basis and in relation to the function of the game is based on Vygotsky and his students, Leontiev and Elkonin mainly. Leisure activity was crafted game Alchemical Speedway and all stages of application placed in the context of Education in Chemistry. Employees of the study were 204 students from nine classes in 9th grade of elementary school to a private school in the city of Itabuna in the state of Bahia. Data collection was performed through diagnostic tests (initial, continuing and final) with open questions, in addition to digital footage and interviews with the students and subsequently treated with the use of tools of content analysis. The results corroborate the three hypotheses (i) (ii) and (iii). The data showed a direct relationship exists between the application of leisure activity and a major reframing and deepening of knowledge in chemistry. We conclude that the game was beneficial to the process of teaching and learning in science, because there was learning the knowledge of Alchemy and Chemistry. Also noticeable was the development of various skills identified as important for the formation of a critical and reflective citizen.
 
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Data de Publicação
2012-06-01
 
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