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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2014.tde-30042015-154835
Documento
Autor
Nome completo
Luciane Fernandes de Goes
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Fernandez, Carmen (Presidente)
Megid Neto, Jorge
Rosa, Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos
Título em português
Conhecimento pedagógico do conteúdo: estado da arte no campo da educação e no ensino de química
Palavras-chave em português
Conhecimento de Professores
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo
Formação de Professores
Resumo em português
Esta pesquisa caracteriza-se como estado da arte e traz um mapeamento das pesquisas que foram feitas a respeito do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) no período de 1986 a 2013. O objeto de estudo foi o material escrito (artigos, dissertações, teses, livros e trabalhos publicados em anais de congressos) que envolvem conhecimento pedagógico do conteúdo. Para isso, serviu-se dos bancos de dados ERIC (Education Resources Information Center) e SciELO (Scientific Eletronic Library Online) e da ferramenta de pesquisa ISI Web of Knowledge. Os termos utilizados para a busca foram: conhecimento pedagógico do conteúdo, pedagogical content knowledge e conocimiento didáctico del contenido nos seguintes campos - título, resumo, tema e corpo de texto. Foram encontrados 3329 trabalhos e, em linhas gerais, a quantidade de trabalhos vem crescendo, principalmente a partir de 2001. A maior parte dos trabalhos (85%) apresenta caráter empírico e são publicados na forma de artigos científicos (85%). A área de Ciências da Natureza e Matemática predomina em número de trabalhos (61%). Grande parte dos trabalhos apropria-se de duas ou mais ferramentas para a coleta de dados, constatando-se uma preferência pelo uso das entrevistas de forma geral, sendo que os descritores observações, formação de professores, análise de documentos e testes e questionários também merecem destaque. Há uma preferência em investigar o PCK de professores em formação inicial (39%) e do Ensino Fundamental (62%). No Ensino de Química, em específico, também se observou as mesmas tendências. Constatou-se que os Estados Unidos detém majoritariamente a produção acadêmica sobre o PCK. Os dados apontam para a necessidade de mais estudos teóricos sobre o PCK, especialmente na área das ciências e que enfoquem os professores experientes, além de, particularmente, os professores da Educação Infantil e do Ensino Médio. Apesar das lacunas, a quantidade de trabalhos crescente nos leva a crer que o PCK é um modelo frutífero e que tem auxiliado a compreender o conhecimento profissional de professores.
Título em inglês
Pedagogical Content Knowledge: state of the art in the field of education and teaching chemistry
Palavras-chave em inglês
Pedagogical Content Knowledge
Teacher education
Teachers' knowledge
Resumo em inglês
This research is characterized as state of the art and provides a mapping of the studies that have been made on the Pedagogical Content Knowledge (PCK) during the period 1986-2013. The object of this study was the comparison and assessment of written material (articles, dissertations, thesis, books, and papers published in conference proceedings) involving PCK. For this purpose, the database ERIC (Education Resources Information Center) and SciELO (Scientific Electronic Library Online) and the ISI Web of Knowledge search tool were used. The terms used for the search were: conhecimento pedagógico do conteúdo, pedagogical content knowledge, and conocimiento didactico del contenido in the following fields - title, abstract, subject, and body text. A total of 3329 items were found and it was noted that, in general, the number of items is increasing with time, especially since 2001. Most studies (85%) present empirical results and are published as scientific articles (85%). The majority of articles are in the area of Natural Sciences and Mathematics (61%). In most cases, two or more tools for data collection are used, and though, in general, there is a preference for the use of interviews and the descriptors: observations, teacher education, analysis of documents and tests and quizzes are also worth highlighting. There is a preference to investigating the PCK of teachers in initial training (39%) and in elementary schools (62%). The same trend is also observed in Chemistry education. Also worth noting is that the United States has largely academic literature on PCK. Our data indicates the need for more theoretical studies on PCK, especially focusing on science education and experienced teachers, particularly kindergarten and high school teachers. Despite the shortcomings, the increasing number of articles leads us to believe that PCK is a fruitful model and that it has helped in the assessment of the professional knowledge of teachers.
 
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Data de Publicação
2015-04-30
 
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