• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2017.tde-29032017-171514
Documento
Autor
Nombre completo
Arcelino Bezerra da Silva Neto
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Santos, Marcelo Giordan (Presidente)
Mortimer, Eduardo Fleury
Silva, Jackson Gois da
Título en portugués
Multimodalidade e produção de significados sobre representação estrutural química: aportes metodológicos para a análise gestual na sala de aula
Palabras clave en portugués
Ensino
Ensino de química
Formação de professores
Gestos
Semiótica
Resumen en portugués
Este trabalho é construído sob da perspectiva sociocultural de Vigotski (2009), todavia, ampliamos a análise da produção de significados em sala de aula para além da linguagem verbal, pois foi analisada a co-ocorrência de gestos, imagem e a postura do professor em sala de aula como elementos semióticos importantes para a produção multimodal de significado. A investigação da prática docente na utilização de recursos semióticos para produzir significados à representação estrutural da química (REQ) é o objeto de estudo central desse projeto. As aulas estudadas foram estruturadas por estudantes do curso de Licenciatura em Química da USP de acordo com o Modelo Topológico de Ensino (MTE) proposto por Giordan (2008) e ministradas no formato de minicurso. No desenvolvimento deste estudo classificamos a ocorrência de modos semióticos para caracterizar a performance de professores e analisar padrões de ação em sala de aula. O Modelo Topológico de Ensino constituiu-se um importante referencial teórico para o planejamento de aulas e para a delimitação de níveis de análise após a execução do plano em atividades de ensino. Concentramo-nos em utilizar o MTE para construir uma análise multinível como uma ferramenta metodológica para caracterizar as (I) aulas produzidas em atividades de planejamento, (II) executadas em situações de ensino na forma de episódios e as (III) ações realizadas pelos professores em formação inicial para produzir significados aos conteúdos da química. Além disso, utilizamos um programa computacional (Nvivo 10) para caracterizar a co-ocorrência de diversos modos semióticos de comunicação (fala, escrita, gesto, imagem e proxêmica) em sala de aula. Portanto, a análise multimodal nos permitiu caracterizar a produção de significado sobre REQ apresentado nesta dissertação por meio de novos aportes metodológicos para analisar gestos em sala de aula.
Título en inglés
Multimodality and meaning making on chemical structural representation: methodological contributions to the gestural analysis in classroom
Palabras clave en inglés
Chemistry teaching
Gestures
Semiotics
Teacher training
Teaching
Resumen en inglés
This thesis is built on the sociocultural perspective of Vygotsky (2009), however, we extended the analysis of the production of meaning in the classroom beyond verbal language, because it was observed the co-occurrence of gestures, images, and the teacher's proxemic in classroom as important semiotic elements for multimodal production of meaning. The investigation of the teaching practice is the central object of this study, in which the teacher uses different semiotic resources to meaning making to chemical structural representation (CSR). The classes studied were structured by undergraduate students of USP Chemistry Degree according to the Topological Model of Teaching, (TMT) (GIORDAN, 2008) and taught in a short course format. The aim of this study was to characterize the occurrence of semiotic modes and combine them to characterize teachers' performance and analyze action patterns in the classroom. The Topological Model of Teaching constituted itself as an important theoretical framework for planning lessons and for the delimitation of levels of analysis after the execution of the plan in teaching activities. We focused on using the TMT to build a multilevel analysis as a methodological tool to characterize the (I) classes produced in planning activities, (II) performed in teaching situations in the form of episodes and (III) actions taken by teachers in initial training to produce meanings to the chemical contents. In addition, we used a software (Nvivo 10) to characterize the co-occurrence of different semiotic modes of communication (speech, writing, gesture, images and proxemics) in the classroom. Therefore, multimodal analysis allowed us to characterize the production of meaning on CSR presented in this thesis through new methodological contributions to analyze gestures in the classroom.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2017-03-30
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.