• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2011.tde-25072011-140358
Documento
Autor
Nombre completo
Ricardo Eidi Honda
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Torres, Bayardo Baptista (Presidente)
Alario, Adelaide Faljoni
Marson, Guilherme Andrade
Título en portugués
Formulação, aplicação e avaliação de exercícios operatórios como procedimento para auxiliar o aprendizado de conceitos de química
Palabras clave en portugués
Delizoicov
exercícios operatórios
experimentos investigativos
reconstrução da prática avaliativa
Ronca e Terzi
Resumen en portugués
Este trabalho relata uma investigação relacionada com o elo existente entre o processo de avaliação no ensino de Química e a aprendizagem de conceitos químicos por parte dos estudantes de Ensino Médio, tendo como metas principais: a análise de exercícios propostos em sala de aula ou em uma prova; o estudo de como tais exercícios são resolvidos pelos alunos; e a reconstrução da prática avaliativa segundo os momentos pedagógicos de Delizoicov (1991). Além disso, foram propostos exercícios operatórios (RONCA E TERZI, 1995), em que o aluno se colocava como um agente resolvedor desses problemas. Tais exercícios operatórios foram aplicados com o intuito de averiguar se ocorreu uma aprendizagem significativa por parte dos alunos. Pela análise dos dados obtidos, verificou-se que a estratégia utilizada apresentou resultados satisfatórios e os objetivos planejados foram atingidos.
Título en inglés
Formulation, application and assessment of operative exercises as a procedure to help the learning of chemical concepts
Palabras clave en inglés
Delizoicov
investigative experiments
operative exercises
reconstruction of assessment practice
Ronca and Terzi
Resumen en inglés
This research reports an investigation related to the existing bond between the assessment process in the Chemistry teaching and the learning of chemical concepts of high school students, having as main objectives: the analysis of proposed exercises in classroom or as a test; the study of how such exercises are solved by the students; and the reconstruction of assessment practice according to the pedagogic moments of Delizoicov (1991). Also, operative exercises were proposed (RONCA and TERZI, 1995), where the student positioned himself as an solver agent of these problems. These operative exercises were applied with the objective of checking if a significant learning has or hasn't occurred from the students. Through the analysis of obtained data, it was found that the strategy used showed satisfactory results and the planned objectives were reached.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Ricardo_Eidi_Honda.pdf (516.73 Kbytes)
Fecha de Publicación
2011-08-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.