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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2014.tde-14102015-151323
Documento
Autor
Nome completo
Susan Bruna Carneiro Aragão
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro (Presidente)
Maximiano, Flavio Antonio
Aires, Joanez Aparecida
Título em português
Alfabetização científica: concepções de futuros professores de química
Palavras-chave em português
Alfabetização científica
Ensino de química
Formação de professores
Resumo em português
Foram investigadas as concepções de 58 alunos dos últimos anos do curso de licenciatura em química de cinco instituições de ensino da região metropolitana de São Paulo acerca do conceito de Alfabetização Científica (AC). Os dados foram coletados por meio de três instrumentos e entrevistas semiestruturadas com os coordenadores dos cursos de licenciatura e com o alunos que declararam ter o desejo de se tornar professores de química. Foram analisadas as estratégias de ensino preferidas e rejeitadas pelos estudantes, suas concordâncias e discordâncias sobre as ideias gerais de ciência; características da química; química no contexto; habilidades de aprendizagem de alta ordem e aspectos afetivos. Por fim, foram analisados planos de aula, avaliação e a definição do conceito de AC. Os dados foram analisados por instituição de ensino e por aluno que participou das entrevistas. Os resultados indicaram que a visão e a prática de ensino dos alunos apresentaram perspectivas de ensino antagônicas, sendo a visão próxima às tendências construtivistas e com abordagem CTSA, relacionadas a níveis mais altos de Alfabetização Científica, porém, sua prática está relacionada à tendências mais tradicionais de ensino relacionadas à níveis mais baixos de Alfabetização Científica.
Título em inglês
Scientific Literacy: prospective teachers' conceptions
Palavras-chave em inglês
Scientific literacy
Teacher training
Teaching chemistry
Resumo em inglês
We investigated the conceptions of 58 prospective teachers of five educational institutions in the metropolitan region of São Paulo about the concept of Scientific Literacy (SL). Data were collected using three instruments and semi structured interviews with the coordinators of undergraduate students who have declared the desire to become chemistry teachers. We analyzed their favorite and rejected teaching strategies, their agreements and disagreements about the general scientific ideas; characteristics of Chemistry; Chemistry in context; high-order learning skills, and affective aspects. We also analyzed lesson plans, learning assessments, and their definition of SL. The collected data were analyzed and results indicated that prospective teachers' views and practice showed antagonistic, their views has a constructivist tendencies and STS approach, related to higher levels of scientific literacy, however, their practice is related to more traditional trends related to lower levels of scientific literacy.
 
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Data de Publicação
2015-10-16
 
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