• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2013.tde-10042014-195416
Document
Auteur
Nom complet
Anielli Fabíula Gavioli Lemes
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Porto, Paulo Alves (Président)
Araujo Neto, Waldmir Nascimento de
Souza, Karina Aparecida de Freitas Dias de
Titre en portugais
Aspectos filosóficos e educacionais da química: investigando as concepções de doutorandos em química
Mots-clés en portugais
Doutorandos em química
Ensino de química
Filosofia da química
Resumé en portugais
Este trabalho investigou concepções de dez estudantes de doutorado em química de uma Universidade pública paulista, sobre aspectos da filosofia da química. Buscou-se compreender como a química se caracteriza para esse grupo de pesquisadores, a fim de obter subsídios a respeito de como essa ciência pode ser mais bem ensinada e aprendida. Utilizou-se, como referencial teórico, trabalhos das áreas de filosofia da química e ensino de química, abordando as peculiaridades dessa ciência, para analisar o conjunto de transcrições de dois grupos de entrevistas semi-estruturadas realizadas com os doutorandos. A análise dos dados obtidos levou à classificação das concepções dos doutorandos em duas categorias e nove subcategorias. A categoria "características da área de atuação da química" foi subdividida em "presença profissional no setor produtivo", "aplicação prática", "desenvolvimento de novas formas de explicação", e "interfaces com outras ciências". A segunda categoria, "características do pensamento químico", abrangeu as subcategorias "realismo químico com referência a imagens", "realismo químico sem referência a imagens", "valorização das evidências experimentais", "caráter qualitativo e relacional entre as entidades químicas", e "utilização de múltiplos modelos". Os resultados revelam, entre as características marcantes da química, a valorização da experimentação e sua relação com abordagens realistas para as entidades submicroscópicas. Foi possível observar, também, indicadores de distinção entre a produção de conhecimento em química e o ensinar química, sugerindo a necessidade de explicitar questões filosóficas para promover melhor formação de professores de química.
Titre en anglais
Philosophical and educational aspects of chemistry
Mots-clés en anglais
Chemical education
Graduate students
Philosophy of chemistry
Resumé en anglais
This study investigated ideas of ten chemistry doctoral students from a public University in São Paulo about aspects of the philosophy of chemistry. Our aim was to gain insight on what chemistry is about for this group of researchers, in order to devise ways in which chemistry could be better taught and learned. Works in the areas of philosophy of chemistry and chemistry education were used to build a theoretical framework, addressing the peculiarities of this science. The set of transcripts of two groups of semi-structured interviews with the graduate students was analyzed using such framework. Data analysis led to the classification of the conceptions of the graduate students in two categories and nine subcategories. The category "characteristics of the range of chemistry" was subdivided into "professional presence in the productive sector", "practical application", "development of new forms of explanation", and "interfaces with other sciences". The second category, "characteristics of chemical thinking", covered the subcategories "chemical realism with reference to images", "chemical realism without reference to images", "significance of experimental evidence", "qualitative and relational character of chemical entities", and "use of multiple models". Results show the centrality of laboratory experiments and its relation to realistic approaches for submicroscopic entities among the outstanding characteristics of chemistry. Indicators of distinction between the production of chemical knowledge and the teaching of chemistry were also observed, suggesting the need for explicit philosophical discussions to improve chemistry teacher education.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2014-04-23
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.