• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.81.2018.tde-05072018-131725
Documento
Autor
Nombre completo
Vanda Luiza dos Santos Montenegro
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Fernandez, Carmen (Presidente)
Cintra, Elaine Pavini
Martinez, Kira Padilla
Moreira, Wagner Alves
Trivelato, Silvia Luzia Frateschi
Título en portugués
O desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de professoras polivalentes no ensino de ciências: um olhar acerca da influência de um curso de formação contínua sobre argumentação
Palabras clave en portugués
Argumentação
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo
PCK
Resumen en portugués
Este trabalho é voltado para o estudo do desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) de duas professoras no ensino de Ciências para crianças do 3º ano do Ensino Fundamental a partir de uma intervenção formativa sobre argumentação. Olhamos para a gravação de duas sequências de aulas realizadas em uma escola privada situada na cidade de São Caetano do Sul, região metropolitana de São Paulo. As professoras receberam o nome fictício de Ana e Sara e participaram, no ano de 2012, na unidade de trabalho, de um curso sobre argumentação. No início dessa formação, uma sequência de aulas com seus alunos sobre o tópico ciclo da água foi registrada em áudio e vídeo. No ano de 2015 uma segunda sequência de aulas foi gravada com alunos do mesmo ano escolar ensinando o mesmo tópico. Nossos objetivos foram, conhecer a formação inicial e a trajetória docente das professoras, analisar se a formação a que foram submetidas agregou elementos que pudessem subsidiá-las na implementação da argumentação em suas aulas e acessar o PCK das professoras para o tópico ciclo da água. Para analisar o desenvolvimento do PCK das professoras nos pautamos no Modelo proposto por Padilla. As principais conclusões foram: o conhecimento do conteúdo tem forte influência no PCK e; a formação que as professoras participaram reverberou em suas práticas docentes. Apontamos como contribuições mais importantes em suas aulas, o aumento da voz e da autonomia intelectual dos alunos. Contudo, quando olhamos para as duas sequências de aulas percebemos que a formação não foi condição suficiente para que abandonassem o formato das aulas que estavam habituadas e passassem a propor aos alunos o ensino numa perspectiva da argumentação.
Título en inglés
The Development of Pedagogical Content Knowledge of elementary school teachers in science education: a look on the influence of a continuing professional development course focused on argumentation
Palabras clave en inglés
Argumentation
PCK
Pedagogical Content Knowledge
Resumen en inglés
The aim of this work is to study the development of Pedagogical Content Knowledge (PCK) of two elementary school science teachers at K-3 level from an educational intervention on argumentation. We looked at the recording of two sequences of classes held at a private school located in the city of São Caetano do Sul, metropolitan region of São Paulo. The teachers were given the fictitious name of Ana and Sara and participated of a course on argumentation in the year 2012, in the unit of work. At the beginning of this training, a sequence of classes with their students on the topic water cycle was recorded in audio and video. In the year of 2015 a second sequence of classes teaching the same topic was recorded with students of the same level. Our objectives were to know about initial education and the teaching trajectory of the teachers, to analyze if the training to which they were submitted added elements that could subsidize them in the implementation of the argumentation in their classes and to access the PCK of the teachers for the topic water cycle. In order to analyze the development of the PCK of the teachers we based on the Model proposed by Padilla. The main conclusions were that content knowledge has a strong influence on PCK and the training they participated reverberated in their teaching practices. We point out as the most important contributions in their classes, the increasing of the voice and the intellectual autonomy of students. However, when we looked at the two learning sequences we realized that the training was not enough condition for them to abandon the format of the classes they were using to and to propose to the students the teaching from an argumentative perspective.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-07-06
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.