• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2012.tde-30052012-160411
Document
Auteur
Nom complet
Adriel Fernandes Sartori
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Piconez, Stela Conceicao Bertholo (Président)
Muramatsu, Mikiya
Ramos, Eugenio Maria de França
Titre en portugais
Produção docente de vídeos digitais para o ensino de física: desafios e potencialidades
Mots-clés en portugais
Conhecimento de conceitos físicos
Conhecimento tecnológico
Ensino de conceitos físicos
Formação de professores
Produção de vídeos
Resumé en portugais
Esta pesquisa teve como objetivo investigar os conhecimentos necessários para produção de material didático (vídeos) por professores de Física. Por meio de oficinas de produção de vídeos para compartilhamento via web, este trabalho procurou compreender a articulação entre o conhecimento tecnológico de produção da mídia vídeo e o domínio dos conteúdos, no caso específico, vídeos sobre conceitos físicos para o Ensino Médio. É uma pesquisa de natureza qualitativa caracterizada por abordagem fenomenológico-hermenêutica, situada em contexto de observação participante de natureza descritivo-exploratória. Este enfoque contribuiu para o trabalho investigativo sobre os desafios e possibilidades da elaboração de material didático para o ensino de Física no Ensino Médio e também para compreender professores que se encontram diante de expansão tecnológica de recursos e os desafios de agregar tecnologias ao trabalho de docência em Física no Ensino Médio. Foram produzidos 22 vídeos dos quais foram selecionados oito deles. As análises concentraram-se nos vídeos de Mecânica e os resultados revelaram alguns aspectos que precisam ser considerados na formação contínua de professores tais como o desconhecimento do conteúdo das tecnologias e a necessidade de independência de uso restrito ao livro didático. Os vídeos revelaram potencial motivador e significativo na formação continuada de professores; são estratégias alternativas aos laboratórios, muitas vezes ausentes nas escolas; agregam valor ao ensino de Física pela linguagem interdisciplinar. A estratégia de produção de vídeos reflete a habilidade dos professores em planejar seus episódios-aula e revelou-se útil como instrumento de autoavaliação do planejamento da docência. Pode ser considerada alternativa plausível e campo fértil para projetos de formação continuada.
Titre en anglais
Digital Video Production teacher for teaching physics: some challenges and potential
Mots-clés en anglais
Knowledge of physical concepts
Teacher training
Teaching physical concepts
Technological knowledge
Video production
Resumé en anglais
This research aimed to investigate the knowledge necessary for production of didactic material (videos) for teachers of physics. Through video production workshops for sharing via the web, this work sought to understand the relationship between the technological knowledge of media production and video content, in the specific case, videos about physical concepts to middle school. It is a qualitative research phenomenological-hermeneutic approach characterized by, situated in the context of participant observation of nature exploratory-descriptive. This approach contributed to the investigative work on the challenges and possibilities of development of teaching materials for the teaching of Physics in high school and also to understand teachers who are faced with the technological expansion of resources and the challenges of adding technologies to teaching work in Physics in high school. Were produced 22 videos of which were selected eight of them. The analysis focused on videos of mechanics and the results revealed some aspects that need to be considered in the in-service training of teachers such as ignorance of the content of the technologies and the need for independence of restricted use the textbook. The videos showed potential motivator and meaningful for teachers; are alternative strategies to laboratories, often absent in schools; provide additional value for physics education by interdisciplinary language. The strategy of video production reflects the ability of teachers in planning their episodes-classroom and has proved useful as a tool for self-evaluation of teaching planning. Can be considered plausible alternative and fertile field for continuing training projects.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Adriel_Sartori.pdf (2.68 Mbytes)
Date de Publication
2012-06-01
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.