• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.81.2011.tde-30052012-155511
Document
Auteur
Nom complet
Patricia Weishaupt Bastos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Directeur
Jury
Mattos, Cristiano Rodrigues de (Président)
Abib, Maria Lucia Vital dos Santos
Monteiro, Marco Aurelio Alvarenga
Pacca, Jesuina Lopes de Almeida
Pierson, Alice Helena Campos
Titre en portugais
A ciência complexificando o conhecimento cotidiano: uma intervenção na escola pública
Mots-clés en portugais
Complexidade
Educação física
Ensino (física)
Escola pública (intervenção)
Interdisciplinaridade
Resumé en portugais
Neste trabalho mostramos que os conhecimentos da física podem ser utilizados como critérios para uma vida saudável. Isto se dá pela complexificação dos conhecimentos cotidianos com os conhecimentos da física, biomecânica e educação física para prática esportiva. Para construir um processo de ensino-aprendizagem, em um contexto interdisciplinar, que resultasse no uso do conhecimento físico como um critério de decisão para uma vida saudável, elaboramos um conjunto de atividades de multiabordagens com base nos ciclos de aprendizagem de Lawson em suas três fases: exploração, introdução do conceito e aplicação do conceito. Um dos principais objetivos dessas atividades é possibilitar que os estudantes entendam que a prática esportiva não é sinônimo de saúde. Os resultados obtidos após o desenvolvimento e aplicação das atividades em duas Escolas Estaduais de Ensino Médio do interior de São Paulo indicam uma complexificação do conhecimento cotidiano, por meio da apropriação de um conhecimento interdisciplinar, que antes não era identificado. Os resultados nos remeteram a importância da complexificação do conhecimento cotidiano com o conhecimento científico como forma de compreensão do seu papel na vida dos estudantes.
Titre en anglais
The science complicating the quotidian knowledge: an intervention in a public school
Mots-clés en anglais
Complexity
Interdisciplinary
Physical education
Public school (intervention)
Teaching (physics)
Resumé en anglais
In this work we show that the physics knowledge can be used as criteria for a healthy life. This goal is achieved trough complexification of the quotidian knowledge with the knowledge of physic, biomechanics and physical education for sports practice. To build a teaching-learning process within a interdisciplinary context resulting the use of the Physics knowledge as a decision criteria for a healthy life, we planned a collection of activities based on Lawson learning cycles, using its three phases: exploration, concept introduction and concept application. One of the main objectives of these activities is allow students to know and to understand that the practice of sports is not synonymous of health. The results we obtained after the development and the application of activities at two public high schools of São Paulo, indicated a complexification of the quotidian knowledge, through the appropriation of an interdisciplinary knowledge, which was not identified before. The results drove us to the importance of the quotidian knowledge complexification with the scientific knowledge as a way of understanding the usefulness of those subjects in students' daily life.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2012-06-01
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.