• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2018.tde-27072018-141159
Documento
Autor
Nome completo
Giuliano Salcas Olguin
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Menezes, Luis Carlos de (Presidente)
Almeida, Fernando José de
Zanetic, Joao
Título em português
A visão de currículo nos livros didáticos: o eletromagnetismo no Ensino Médio como exemplo
Palavras-chave em português
Currículo
Ensino de Física
Ensino Médio
Livros Didáticos
Resumo em português
No presente trabalho é desenvolvida uma análise do currículo que se pode inferir de três conjuntos de livros didáticos para o Ensino Médio, com especial atenção ao desenvolvimento dos conceitos de eletromagnetismo. A teoria de currículo de Michael APPLE foi tomada como principal recurso para essa análise. Inicialmente, é apresentado o desenvolvimento dos conceitos de currículo dominantes em diferentes períodos, considerando-se autores como TYLER, EISNER e chegando-se à teoria de currículo de Michael APPLE, que aborda a relação entre o currículo e fatores sociais como política, economia e cultura. Esses fatores externos são considerados ao se analisar diferentes temas relacionados aos currículos, como a legitimação do conhecimento através do livro didático, as influências da implementação de um currículo nacional ou de uma avaliação nacional, as características internas de uma escola, a reprodução do conhecimento e o comércio do livro didático. Depois de definir o referencial teórico faz-se breve histórico do currículo em livros didáticos de física no Brasil, entre eles os textos associados a projetos como o PSSC, FAI, PEF, PBEF e GREF. Essa abordagem leva em consideração a teoria de APPLE; ou seja, essa evolução é relacionada a fatores políticos, sociais e culturais de nosso país. Analisam-se então os Parâmetros Curriculares Nacionais, o Exame Nacional do Ensino Médio e os exames vestibulares que são fatores específicos que hoje condicionam o Ensino Médio no Brasil. Por fim, faz-se uma análise do ensino dos conceitos de eletromagnetismo em três livros didáticos contemporâneos para o Ensino Médio como exemplo do uso do referencial teórico desenvolvido e da análise dos fatores condicionantes em nosso país.
Título em inglês
A VISÃO DE CURRÍCULO NOS LIVROS DIDÁTICOS: O ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO COMO EXEMPLO
Palavras-chave em inglês
Curriculum
High School
Physics Teaching
Text Books
Resumo em inglês
On this work we developed an curriculum analysis on three sets of didatic books fo rhigh school teaching, with special attention to the development of electromagnetism concepts. Michael APPLE's curriculum theory was taken as the main guideline for this analysis. Initially, the development of the concepts of curriculum are presented, considering authors such as TYLER, EISNER and finally APPLE that studies the relation between curriculum and social factors such as politics, economy and culture. Those external factors are considered while analyzing different subjects related to the curriculum, as the legitimation of the knowledge through the didactic book, the influences of the implementation of a national curriculum or evaluation, the internal characteristics of a school, the reproduction of knowledge and the commerce of didactic books. After defining the theoretical reference, we carried out a brief survey on the historical development of the curriculum and didactic books of physics in Brazil, dealing with texts related to projects such as PSSC, FAI, PEF, PBEF and GREF. This approach also takes into consideration the theory of APPLE; meaning that this discussion is related to political, social and cultural elements of our country. An analysis is then conducted on the National Curricular Parameters (Parâmetros Curriculares Nacionais), on the Nacional High School Examination (Exame Nacional do Ensino Médio) and on the university entrance examinations (exames vestibulares) which are the main factors that determine the high school teaching in Brazil. Finally, an analysis is made on three contemporary didactic books for high school, with special attention to the development of electromagnetism concepts, that exemplify the use of the developed theoretical referential and of the analysis of the condition factors in our country.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-08-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.