• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2004.tde-27072004-144016
Documento
Autor
Nombre completo
Elifas Levi da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2004
Director
Tribunal
Pacca, Jesuina Lopes de Almeida (Presidente)
Arruda, Sergio de Mello
Maluf, Maria Regina
Título en portugués
"Aspectos motivacionais em operação nas aulas de física do ensino médio, nas escolas estaduais de São Paulo"
Palabras clave en portugués
ensino aprendizagem
motivação do aluno
motivação para a aprendizagem de física
motivação para o ensino de física
relação motivacional professor aluno
Resumen en portugués
A presente pesquisa tem por objeto o estudo dos aspectos motivacionais que atuam na relação professor-aluno nas aulas de Física do Ensino Médio em escolas públicas do estado de São Paulo, e foi guiada pela seguinte questão: Por que em relação aos estudos algumas pessoas gostam, querem e se esforçam, enquanto outras ou são claramente apáticas, ou simplesmente desistem? A busca por respostas a esta questão foi empreendida através da análise do conteúdo de uma série de entrevistas semi-estruturadas, realizadas junto a cinco (05) professores e onze (11) alunos, todos voluntários. Esta análise se deu de tal forma que os aspectos motivacionais modelaram um instrumento específico de estudo, convenientemente desenhado para este trabalho. Da análise dos dados emergiram dimensões que evidenciam um importante papel motivacional, positivo e negativo, dos conteúdos e das interações, tanto para alunos quanto para professores. Já para os professores, além destas duas dimensões, o exercício profissional impôs-se com bastante importância. Por fim, a interpretação dos dados, das categorias e das dimensões revelou-nos encontros e desencontros importantes entre professores e alunos. Dentre eles destacam-se a prática inconsciente (os professores motivam e desmotivam seus alunos e nem sequer se dão conta disso) e a percepção da variedade motivacional (grande diferença na variedade de situações motivacionais quando vistas por professores ou alunos).
Título en inglés
Motivational Aspects in action during Physics classes on high Schools of São Paulo
Palabras clave en inglés
motivational relationship teacher student
Physics learning motivation
Physics teching motivation
student's motivation
teaching and learning
Resumen en inglés
The subject of this research is to study the motivational aspects that play a role in the relationship between teachers and students during Physics classes on High School in public schools of São Paulo. It was conducted by the following question: why, in relation to the act of studying, some people like it and made efforts in order to learn, while others are clearly apathetic or simply give up? The search for answers to this question was made by analysing the content of many semi-structured interviews with five (05) teachers and eleven (11) students, all volunteers. This analysis was done in such a way that the motivational aspects modelled an specific tool of study, specifically designed for this work. From the analysis of the data arose dimensions that show an important motivational role (positive and negative) of the content, even to students as for teachers. To teachers, beyond this two dimensions, the professional experience is very important. And finally, the interpretation of data, category and dimensions revealed to us significant matches and mismatches between students and teachers. Some of them would be the unconsious practice (teaches motivate their pupils whitout even noticing they are doing it) and the perceptions of motivational variety (great diference in the variety of motivational situations when faced by teachers or students).
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
disse.pdf (645.04 Kbytes)
Fecha de Publicación
2005-03-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.