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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2016.tde-24062016-153120
Documento
Autor
Nome completo
Vanessa Sanches Pereira da Silva
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Gaspar, Alberto (Presidente)
Mattos, Cristiano Rodrigues de
Ferracioli, Laércio
Título em português
Objetos de aprendizagem: limitações funcionais no ensino médio e aplicabilidade no ensino de física sob uma perpectiva vigostkiana
Palavras-chave em português
Ensino de Física
Objetos de aprendizagem
Simulação computacional
Teoria vigotskiana
Resumo em português
Neste trabalho fazemos uma revisão das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC), definindo o que são Objetos de Aprendizagem (OA) e como eles têm sido utilizados no ensino de Física. Revisamos ainda o trabalho de Vigotski buscando indicações de sua teoria educacional para investigar a aplicabilidade de atividades didáticas em ensino de Física que lancem mão de OA no ensino médio. Elaboramos um instrumento de pesquisa voltado para professores do ensino médio para avaliar seu efetivo uso nas escolas públicas e privadas brasileiras e as limitações funcionais por eles identificadas ao utilizarem esses recursos computacionais. Com base na literatura, e sob uma ótica vigotskiana, aplicamos algumas atividades com OA pré-selecionados e avaliamos com outro instrumento de pesquisa a opinião dos alunos quanto ao seu uso para o ensino de Física. Nosso trabalho pôde corroborar a boa aceitação por parte dos alunos com relação ao seu uso, já divulgada na literatura e também por parte dos professores, mas mostrou que para além das limitações de uso dos OA, especialmente das simulações computacionais, destacadas na literatura e relacionadas às limitações cognitivas que elas podem trazer quando utilizadas de maneira indiscriminada, existem problemas mais profundos de natureza funcional que têm limitado a disseminação de seu uso efetivo pelo corpo docente.
Título em inglês
Learning objects: functional limitations in high school and applicability in the teaching of Physics under a vygotskian perspective
Palavras-chave em inglês
Computer simulation
Cygotskian theory
Learning objects
Physics teaching
Resumo em inglês
In this paper we review the new information and communication technologies (ICT), defining what are Learning Objects (LO) and how they have been used in teaching physics. Also reviewed the work of Vygotsky seeking indications of his educational theory to investigate the applicability of learning activities in teaching Physics that use OA in high school. We developed a survey instrument designed for teachers of high school to evaluate its effective use in Brazilian public and private schools and the functional limitations identified by them when they use these computing resources. Based on the literature, and under a vygotskian perspective, we apply some activities with pre-selected LO and evaluated with other research instrument the student's opinions about their use for teaching physics. Our study could support the good acceptance from the students with respect to their use, as reported in the literature and also by teachers, but showed that in addition to limitations of the LO's use, especially of computer simulations, highlighted in the literature and related to cognitive limitations that they can bring when used indiscriminately, there are deeper problems of functional nature that have limited the spread of its effective use by teaching staff.
 
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Data de Publicação
2016-06-24
 
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