• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2016.tde-24062016-153120
Document
Auteur
Nom complet
Vanessa Sanches Pereira da Silva
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Gaspar, Alberto (Président)
Mattos, Cristiano Rodrigues de
Ferracioli, Laércio
Titre en portugais
Objetos de aprendizagem: limitações funcionais no ensino médio e aplicabilidade no ensino de física sob uma perpectiva vigostkiana
Mots-clés en portugais
Ensino de Física
Objetos de aprendizagem
Simulação computacional
Teoria vigotskiana
Resumé en portugais
Neste trabalho fazemos uma revisão das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC), definindo o que são Objetos de Aprendizagem (OA) e como eles têm sido utilizados no ensino de Física. Revisamos ainda o trabalho de Vigotski buscando indicações de sua teoria educacional para investigar a aplicabilidade de atividades didáticas em ensino de Física que lancem mão de OA no ensino médio. Elaboramos um instrumento de pesquisa voltado para professores do ensino médio para avaliar seu efetivo uso nas escolas públicas e privadas brasileiras e as limitações funcionais por eles identificadas ao utilizarem esses recursos computacionais. Com base na literatura, e sob uma ótica vigotskiana, aplicamos algumas atividades com OA pré-selecionados e avaliamos com outro instrumento de pesquisa a opinião dos alunos quanto ao seu uso para o ensino de Física. Nosso trabalho pôde corroborar a boa aceitação por parte dos alunos com relação ao seu uso, já divulgada na literatura e também por parte dos professores, mas mostrou que para além das limitações de uso dos OA, especialmente das simulações computacionais, destacadas na literatura e relacionadas às limitações cognitivas que elas podem trazer quando utilizadas de maneira indiscriminada, existem problemas mais profundos de natureza funcional que têm limitado a disseminação de seu uso efetivo pelo corpo docente.
Titre en anglais
Learning objects: functional limitations in high school and applicability in the teaching of Physics under a vygotskian perspective
Mots-clés en anglais
Computer simulation
Cygotskian theory
Learning objects
Physics teaching
Resumé en anglais
In this paper we review the new information and communication technologies (ICT), defining what are Learning Objects (LO) and how they have been used in teaching physics. Also reviewed the work of Vygotsky seeking indications of his educational theory to investigate the applicability of learning activities in teaching Physics that use OA in high school. We developed a survey instrument designed for teachers of high school to evaluate its effective use in Brazilian public and private schools and the functional limitations identified by them when they use these computing resources. Based on the literature, and under a vygotskian perspective, we apply some activities with pre-selected LO and evaluated with other research instrument the student's opinions about their use for teaching physics. Our study could support the good acceptance from the students with respect to their use, as reported in the literature and also by teachers, but showed that in addition to limitations of the LO's use, especially of computer simulations, highlighted in the literature and related to cognitive limitations that they can bring when used indiscriminately, there are deeper problems of functional nature that have limited the spread of its effective use by teaching staff.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2016-06-24
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.