• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2012.tde-23102012-134939
Document
Auteur
Nom complet
Marcos Matsukuma
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Muramatsu, Mikiya (Président)
Haar, Ewout Ter
Piconez, Stela Conceicao Bertholo
Titre en portugais
Produção e avaliação de interfaces, segundo princípios da interação humano-computador
Mots-clés en portugais
Ensino de Física
Interação humano-computador
Objetos de aprendizagem
Produção de software
Usabilidade
Resumé en portugais
Com a expansão do uso de ferramentas tecnológicas, principalmente representadas pelo computador, por seus programas e pelo acesso à Internet, percebe-se a sua presença cada vez maior em diferentes setores da sociedade, inclusive, no meio educacional. No entanto, por ainda ser uma novidade no ambiente tradicional de ensino, essas ferramentas podem ser utilizadas de modo descontextualizado, não favorecendo seu uso correto na aprendizagem. Portanto, é necessário que as políticas de acesso a esses recursos informáticos sejam bem coordenados para permitir que os usuários, principalmente professores e alunos, possam contar com uma infraestrutura que realmente possibilite o apoio ao ensino. Por outro lado, as interfaces interativas também devem ser desenvolvidas para que sejam utilizadas de modo adequado pelo seu público-alvo. Dessa forma, procurando contribuir para avaliação dos objetos de aprendizagem nos meios virtuais, essa pesquisa apresenta o estudo da construção de interfaces interativas centrada no usuário, apoiando-se em propostas originadas da Interação Humano-Computador (IHC). Assim, partindo do princípio de que o indivíduo é parte integrante e mais importante dos sistemas computacionais, o presente trabalho fez com que a investigação do uso das interfaces pelo usuário interferisse em seu próprio processo de produção. Para tanto, utilizou-se a técnica de observação indireta denominada Log de dados, ou seja, a coleta remota de informações e sua gravação em banco de dados, para posterior resgate e análise das interações. A obtenção contínua de dados coletados permitiu fazer um acompanhamento detalhado da utilização do software, comprovando a pertinência do método. O resultado mais importante da avaliação, derivado desse processo, foi verificar que, apesar de orientações presentes na interface, as ações executadas pelo usuário se basearam mais na distribuição dos elementos no software do que nas informações ali presentes. Assim, percebeu-se a importância da produção prévia de protótipos para que situações de Usabilidade fossem avaliadas, permitindo a obtenção de um produto final mais adequado ao usuário do ambiente virtual de ensino e aprendizagem.
Titre en anglais
Production and evaluation of interfaces, according to the principles of Human-Computer Interaction
Mots-clés en anglais
Human-computer interaction
Learning objects
Software production
Teaching of Physics
Usability
Resumé en anglais
In the increase of the use of technological tools, mainly represented by the computer, its applications and the access to the Internet, it's observed by its growing presence in different sectors of society, including the educational environment. However, since it still is a novelty in the traditional teaching environment, these tools can be used in a non-contextualized form, not allowing its correct use in the learning process. Therefore, it is necessary that the access policies to these computer resources are well coordinated so the users, especially teachers and students, can count on an infrastructure that really allows the support for the true learning. On the other hand, interactive interfaces should also be developed to be used properly by the target audience. Thus, to contribute to the evaluation of the learning objects in virtual environments, this research presents a study of interactive interfaces built centered on the user, supported by the proposals originated by the Human-Computer Interaction (HCI). Assuming that the person is participative and the most important part of computer systems, this work researches how the users interactions with the interface interferes in its own production process. For this purpose, an indirect observation technique named Logging was used, that is, the remote collection of information and its recording in a database for later recovery and analysis of the interactions. The continuous collection of data allowed a detailed monitoring of the software usage, proving the utility of the method. The most important result of the evaluation, derived by this process, was verifying that, in spite the orientations at the interface, the actions taken by the users were based more on the distribution of the graphic elements in the software than by the orientation displayed. Thus, the research verified the importance of pre-produced prototypes to evaluate Usability situations, allowing the final product to be best suited for the user of the virtual environment for teaching and learning.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Marcos_Matsukuma.pdf (6.16 Mbytes)
Date de Publication
2012-10-25
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.