• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2017.tde-23052017-095000
Document
Auteur
Nom complet
Lilian Cristiane Almeida dos Santos
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2003
Directeur
Jury
Kawamura, Maria Regina Dubeux (Président)
Cruz, Sonia Maria Silva Corrêa de Souza
Kerr, Americo Adlai Franco Sansigolo
Titre en portugais
A física na educação ambiental: a questão do efeito estufa
Mots-clés en portugais
Efeito estufa
Física ensino
Meio ambiente
Representações
Resumé en portugais
A questão ambiental é hoje parte de nosso cotidiano. No entanto, mesmo quando a Educação Ambiental está presente no espaço escolar, ela é, na maioria das vezes, tratada de forma dissociada do conhecimento físico, químico ou biológico. A Física, por outro lado, pouco se ocupa dos aspectos ambientais. O objetivo desse trabalho é investigar de que maneira a Física pode contribuir para a Educação Ambiental, dentro de uma perspectiva formativa. O ponto de partida é um levantamento dos temas que vão nessa direção, analisando materiais de divulgação científica, e passando-se, em seguida, a focar um tema específico, o Efeito Estufa. Foi analisada a forma como esse tema é tratado no material de divulgação, tomando como referência o conhecimento científico atual. Foram também levantadas as representações de jovens no final da escolaridade média e alunos no início do Curso de Licenciatura em Física sobre esse tema, constatando-se a ausência de uma visão sistêmica, sendo que prevalecem aspectos fragmentados, relacionados ao tipo de informação presente, em geral, na mídia. Por outro lado, as representações de meio ambiente que predominam em jovens do Ensino Médio são versões "ambientalistas", em que a natureza transformadora da presença humana está pouco presente. Esses resultados permitem sinalizar alguns parâmetros relevantes para a contribuição da Física, seja na discussão conceitual e causal dos fenômenos, indispensável a um posicionamento crítico, seja na explicitação dos aspectos relevantes da intervenção humana sobre o ambiente ou, ainda, na explicitação do caráter aberto e polêmico de um conhecimento científico ainda em construção.
Titre en anglais
Physics in Environmental Education: The Greenhouse Effect
Mots-clés en anglais
Environment
Greenhouse effect
Physics teaching
Representations
Resumé en anglais
Environmental question is today a part of our daily one. However, even when environmental education is present at scholar space, in most cases, it is treated as disconnected from the physical, chemical or biological knowledge. On the other hand, Physics matters little about environmental aspects. The objective of this work is to investigate how Physics can contribute for environmental education, from the formative standpoint. Starting point is a survey of the subjects that go along these lines, analyzing material of scientific spreading and, after that, center the interest in a specific subject, the greenhouse effect. It was analyzed as this subject is treated in the spreading material, taking as reference the current scientific knowledge. Also the representations of young people in the end of high school and pupils in the beginning of the teacher's formation course in Physics on this subject, it had been raised evidencing the absence of a sistem vision, prevailing the broken up aspects, related to the type of present information, in general, in the media. On the other hand, the representations of environmental that predominate in young people in the end of high school 'environmental' versions, where the transforming nature of the presence human being is little present. These results allow to signal some excellent parameters for the contribution of Physics, either in the conceptual and causal discussion of phenomena, indispensable to a critical positioning, either in the elucidation of the excellent aspects of the intervention human being on the environmental or, still, in the elucidation of the open and controversial character of a scientific knowledge still in construction.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2017-05-25
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.