• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2011.tde-20072011-151447
Document
Auteur
Nom complet
Frederico Augusto Ramos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Directeur
Jury
Kawamura, Maria Regina Dubeux (Président)
Braga, Marco Antonio Barbosa
Ramos, Eugenio Maria de França
Titre en portugais
Energia e sustentabilidade no ensino de física: leituras da matriz energética brasileira
Mots-clés en portugais
energia
ensino
física
sustentabilidade
Resumé en portugais
O tema energia é considerado central e articulador dentro do ensino de Física, sendo essencial em praticamente todas as áreas dessa ciência, além de fazer parte também de outras áreas do conhecimento, como Biologia, Química, História, Educação Física etc. Por sua vez, a sustentabilidade, ou o desenvolvimento sustentável, é um tema em evidência na sociedade atual. Promover ações sustentáveis tornou-se quase que uma obrigação do ser humano politicamente correto. Porém, a visão de sustentabilidade que é destacada pela mídia reduz-se, muitas vezes, à dimensão ecológica. Nesse caso, são enfatizadas questões relativas a fontes renováveis e alternativas de energia, ou aos impactos sobre o meio ambiente. O intuito desse trabalho é articular a abordagem das questões sobre energia, no ensino de Física, com concepções sobre sustentabilidade, numa perspectiva de educação ambiental crítica. Para isso, optamos pelo estudo da matriz energética brasileira, ferramenta que possibilita o cruzamento das diferentes fontes energéticas com o consumo nos vários setores da economia. Foi desenvolvida uma análise dessa matriz, resultando na construção de diferentes recortes que possibilitam leituras mais adequadas ao ensino de Física. A partir desses recortes, foram propostas atividades que possibilitam incluir a discussão do consumo e de dimensões sociais e econômicas na abordagem de questões energéticas. As propostas de atividades foram construídas à medida que a matriz energética foi sendo desvendada, mostrando que essa matriz é uma poderosa ferramenta para o tratamento do tema. Os resultados apresentados, mais do que apenas propostas, pretendem exemplificar o potencial desse tipo de abordagem.
Titre en anglais
Energy and sustainability in physics teaching: readings of the Brazilian energy matrix
Mots-clés en anglais
energy
physics
sustainability
teaching
Resumé en anglais
The concept of energy is considered central in Physics Education, being essential in almost all areas of this Science, besides playing a crucial role in other areas of knowledge, such as Biology, Chemistry, History and Physical Education. Additionally, the sustainability, or the sustainable development, is an issue in evidence in present society. Promoting sustainable practices became almost a prerequisite for being politically correct. However, the sustainability vision enhanced by the media is often restricted to the ecological dimension. As an alternative way, we emphasize issues relating to renewable and alternative energy, or their influences over the environment. The purpose of this research is to articulate the questions about energy in Physics Education with sustainability ideas, from the perspective of a critical environmental education. We chose to study the Brazilian energy matrix, allowing the interlacement between the different sources with energy needs in various sectors of the economy. We developed an analysis of this matrix, resulting in the construction of different perspectives that permit appropriate interpretations to Physics Education. From these perspectives, we proposed activities that makes possible to include discussions of energy consumption and social and economics dimensions in addressing energy issues. The proposed activities were elaborated as the energy matrix had been revealed, demonstrating that it is a powerful tool to discuss this matter. The results, more than just proposals, intend to illustrate the potential of this type of approach.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2011-08-19
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.