• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2015.tde-17122015-105810
Document
Auteur
Nom complet
Roseny Aparecida Miranda de Lisbôa
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Pessoa Junior, Osvaldo Frota (Président)
Greca, Ileana María Rosa
Gurgel, Ivã
Titre en portugais
Concepções sobre ciência e natureza: uma investigação das visões filosóficas de professores de física do ensino superior
Mots-clés en portugais
Antirrealismo
Concepções filosóficas
Realismo epistemológico
Realismo ontológico
Verdade na ciência
Resumé en portugais
O objetivo deste trabalho é pesquisar e classificar as diversas concepções filosóficas sobre o mundo físico e a ciência em um grupo específico de físicos: professores do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. O trabalho começou com a criação de um questionário envolvendo julgamentos ou opiniões sobre alguns assuntos da física, sempre procurando abordar conceitos fundamentais da filosofia da ciência, como verdade, realismo, reducionismo, determinismo, natureza do tempo físico, objetivos da ciência e visões religiosas. De posse desse questionário realizamos entrevistas com dez professores do Instituto de Física da USP e então partimos para as análises dessas respostas. A metodologia utilizada seguiu os princípios da pesquisa qualitativa associada à análise de conteúdo. Isso que nos permitiu o estabelecimento de critérios de classificação para as diversas concepções filosóficas encontradas nas respostas dos entrevistados e a criação de categorias que foram ilustradas com representações diagramáticas. Com esta pesquisa, pretende-se deixar abertos caminhos para que, no futuro, possam ser investigadas conexões com o ensino na sala de aula, os livros didáticos, práticas pedagógicas, estratégias de ensino, novas sequências didáticas, etc. Além disso, espera-se que essa pesquisa possa tornar-se um forte aliado no processo de ensino-aprendizagem de determinados fenômenos, influenciando também a maneira como a natureza da ciência é apresentada e como a Física é ensinada.
Titre en anglais
CONCEPTIONS of SCIENCE and NATURE: an investigation of the philosophical views of physical teachers of higher education
Mots-clés en anglais
Epistemological realism
Ontological
Philosophical concepts
Realism and anti-realism
Truth in science
Resumé en anglais
The aim of this study is to investigate and classify the various philosophical conceptions about the physical world and science in a specific group of physicists: teachers of the Institute of Physics at the University of São Paulo (USP). The work began with the creation of a questionnaire involving judgments or opinions on some subjects of physics, addressing fundamental concepts of philosophy of science, such as truth, realism, reductionism, determinism, nature of physical time, aims of science, and religious views. With this questionnaire, interviews were conducted with ten professors from the Institute of Physics of USP, and then an analysis of the answers was made. The methodology used followed the principles of qualitative research associated with content analysis. This enabled us to establish criteria for classification for the various philosophical concepts found in the answers of the respondents, and to create categories that were illustrated with diagrammatic representations. We hope that in the future this research can be connected to issues in classroom teaching, textbooks, teaching practices, teaching strategies, new didactic sequences, etc. In addition, we hope that this research can become a strong ally in the teaching-learning process of certain phenomena, influencing the way the nature of science is presented and how physics is taught.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2015-12-21
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.