• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2006.tde-14092015-151143
Documento
Autor
Nombre completo
Elizabeth Zaki Gonçalves Severino
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2006
Director
Tribunal
Kawamura, Maria Regina Dubeux (Presidente)
Bechara, Maria Jose
Linhares, Marília Paixão
Título en portugués
Recursos virtuais em aulas de laboratório de física.
Palabras clave en portugués
Ensino de Física
Laboratório Didático
Mecânica
Recursos Virtuais
Resumen en portugués
Embora a tecnologia da informação venha sendo intensamente utilizada para o desenvolvimento de situações de ensino a distância, também é grande o potencial dos recursos virtuais em situações presenciais, em sala de aula. Nesse sentido, o presente trabalho investiga a utilização de laboratórios virtuais, em substituição às atividades de laboratórios didáticos reais. Nesse caso, os alunos fazem uso de imagens virtuais, obtidas a partir da filmagem direta dos experimentos, apresentadas sob forma de filmes e fotos instantâneas. A utilização e interação dos alunos com esses recursos virtuais foram analisadas, em situações envolvendo o conteúdo de Mecânica, em disciplinas teóricas obrigatórias e iniciais do Curso de Licenciatura em Física. Para avaliar o âmbito e eventuais limitações dessas atividades, foram utilizados estudos comparativos entre atividades equivalentes desenvolvidas em laboratórios reais e situações virtuais, tendo sido utilizados como instrumentos de pesquisa tanto relatórios entregues pelos alunos como entrevistas. Os resultados apontam uma certa equivalência do ponto de vista das relações operacionais, elaboração de gráficos e conclusões diretas desenvolvidas pelos alunos. Por outro lado, os alunos expressam certas resistências e, ao mesmo tempo, com a continuidade das atividades, os sentidos dos experimentos reais tendem a diluir-se.
Título en inglés
Virtual Resources in Classes Physics Laboratory
Palabras clave en inglés
Didactic Laboratory
Mechanical
Physical education
Virtual resources
Resumen en inglés
Computer technologies have been increasingly used in distance education but they also have important role in face-to-face teaching. The present work investigates the implementation of virtual laboratory activities in the place of real didactic laboratories in classroom context. These virtual laboratories make use of digital images and films of real experiments, presented as frame to frame photo instants and sequence films. We evaluate undergraduate students response to mechanical virtual laboratory activities of this type, in the first year of a physics teaching course, through their assessment on designed tasks. We also made use of focus group interviews. Our results suggest the equivalence between virtual and real experiments from the point of view of operational tasks, graphic constructions and direct conclusions. On the other hand, students sometimes expressed resistance to virtual experiments, as they are more abstract, and they tend to turn away from its real meaning as times pass.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-09-14
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.