• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.81.2018.tde-10072018-105802
Documento
Autor
Nome completo
Pedro Pablo Geille Oneto y Viana
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Mattos, Cristiano Rodrigues de (Presidente)
Hernández, Carola Hernández
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
Sauerwein, Ines Prieto Schmidt
Villani, Alberto
Título em português
Diagnóstico sobre as causas do fracasso e da evasão universitária precoce associados à Física no Uruguai
Palavras-chave em português
Ensino de Física
evasão escolar
rede de atividade
Teoria da Atividade
Uruguai
Resumo em português
O abandono universitário é um problema mundial que comporta relações sociais e econômicas, não obstante, no Uruguai, este fenômeno alcança proporções alarmantes que refletem a profunda crise do seu sistema educativo, explicito para o público e sob a mira de pesquisadores, educadores e demais atores relevantes da comunidade. Neste trabalho investigamos a origem do fracasso e da evasão maciça no primeiro ano da universidade nos cursos de Física das carreiras de Ciências e Engenharia no Uruguai. Um extenso levantamento de dados qualitativos e quantitativos, obtidos na universidade pública do Uruguai, em universidades privadas e em várias instituições de ensino médio públicas e privadas da capital e do interior do país, permite reunir evidências dos problemas, especificamente da área de Física, em ambos extremos da transição entre o ensino médio e o superior. A Teoria da Atividade, forjada por Leontiev e Engeström, é o marco teórico sobre o qual modelamos o subsistema educativo associado a referida transição, como uma rede de atividade de modo a evidenciar suas contradições internas e explicar os fenômenos concretos com base nesse modelo. Fortes contradições e desarticulações entre ambos ciclos educacionais foram identificadas, conformando-se um diagnóstico possivelmente inesperado para a opinião pública. Nele se ressalta, entre outros fatores, a ação devastadora de políticas educativas não visíveis para o público em geral. Similitudes estruturais e conjunturais com outros países da região geográfica, indicam que este estudo pode representar um estudo de caso para a América Latina.
Título em espanhol
Diagnóstico sobre las causas del fracaso y la deserción temprana universitaria asociada a la Física, en el Uruguay
Palavras-chave em espanhol
deserción universitaria
Enseñanza de la Física
red de actividad
Teoría de Actividad
Uruguay
Resumo em espanhol
La deserción universitaria es un problema mundial que conlleva implicancias sociales y económicas, no obstante en el Uruguay este fenómeno alcanza proporciones alarmantes que reflejan la profunda crisis de su sistema educativo, de corte público y bajo la mira de investigadores, educadores y demás actores relevantes de la comunidad. En este trabajo se investiga el origen del fracaso y la deserción masiva del primer año de facultad para las carreras de Ciencias e Ingeniería en el Uruguay, asociados a los cursos de Física. Un extenso relevamiento de datos cualitativo y cuantitativo en la universidad pública, las universidades privadas, y numerosas instituciones de enseñanza media públicas y privadas de capital e interior del país, permite reunir evidencia específica del área de Física en ambos extremos de la transición entre el bachillerato científico y las facultades en cuestión. La Teoría de la Actividad forjada por Leontiev y Engeström brinda el marco teórico bajo el cual modelar al subsistema educativo asociado a dicha transición como una red de actividad, para evidenciar sus contradicciones internas y explicar los fenómenos observables en base a este modelo. Fuertes contradicciones y desarticulaciones entre ambos ciclos son detectadas, conformándose un diagnóstico posiblemente inesperado para la opinión pública, en el que resalta la acción devastadora de políticas educativas veladas al público general entre una multiplicidad de otros factores. Similitudes estructurales y coyunturales con otros países de la región, permiten a este trabajo aspirar a representar un estudio de caso para América Latina.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-07-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.