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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2007.tde-08052013-142019
Documento
Autor
Nome completo
Fábio Marineli
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Pacca, Jesuina Lopes de Almeida (Presidente)
Alves Filho, Jose de Pinho
Guimarães Filho, Zwinglio de Oliveira
Título em português
Uma interpretação para as dificuldades enfrentadas pelos estudantes num laboratório didático de física
Palavras-chave em português
Física - estudo e ensino
Laboratório didático
Medida
Realidade
Resumo em português
O presente trabalho trata de algumas dificuldades de estudantes num laboratório didático de Física. Utilizando Relatórios de experimentos realizados pelos estudantes de um curso de laboratório do Instituto de Física da USP, analisamos o entendimento de conceitos típicos de um experimento de Física, como medida, incerteza, flutuação etc. Uma análise qualitativa do conteúdo dos Relatórios mostra que as medidas são representadas quase sempre incorretamente e, quando corretas, têm uma interpretação equivocada: devem ser exatas, refletindo características completamente definidas dos objetos ou fenômenos e a influência de quem as realiza ou do instrumento de medida supera e obscurece o acesso às propriedades das grandezas. Para a interpretação dos resultados encontrados utilizamos conceituações de realidade apresentadas por autores da área da sociologia; nos apoiamos no pressuposto de que a realidade da vida cotidiana, em que os estudantes estão imersos, é distinta da realidade considerada na perspectiva científica. Buscamos atribuir as dificuldades manifestadas pelos estudantes quando são convidados a medir, expressar e analisar os resultados de uma medida no laboratório, à concepção de realidade cotidiana que eles detêm. Consideramos que as dificuldades enfrentadas pelos estudantes no trabalho no laboratório didático de Física têm um forte componente de uma concepção equivocada, de senso comum, relativa a certos aspectos do campo científico, mais do que um desconhecimento dos procedimentos estatísticos que comparecem na elaboração dos resultados.
Título em inglês
An interpretation for difficulties faced by students in a physics laboratory
Palavras-chave em inglês
Measure
Physics - study and teaching
Reality
Teaching laboratory
Resumo em inglês
The present work deals with some of the students' difficulties at a Physics teaching laboratory. Using experiment reports written by students in a laboratory course at the Physics Institute of USP we analyzed the understanding of typical concepts in a physics experiment like measurement, uncertainty, fluctuations etc. A qualitative analysis of the reports content shows that measurements are very often represented incorrectly and when they are correct, the interpretation is wrong; the observer and measurement instrument influences surpass and conceal the intrinsic properties of a physical measurement. For interpretation of the results we used reality concepts that have been presented by authors in the area of Sociology; we based on the assumption that students' everyday life reality is different from the reality as seen from a scientific perspective. We tried to connect the difficulties found by students when they have to measure, express and analyze results of a laboratory measurement, to their everyday life conceptions. We consider that the difficulties found by students' in their Physics teaching laboratory have a strong component of a misleading conception, of common sense, in relation to certain aspects of the scientific field, rather than an ignorance of statistical procedures that are used in the elaboration of results.
 
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Fabio_Marineli.pdf (553.16 Kbytes)
Data de Publicação
2013-05-16
 
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