• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2011.tde-06032012-140321
Document
Auteur
Nom complet
Adalberto Anderlini de Oliveira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Directeur
Jury
Zanetic, Joao (Président)
Piassi, Luis Paulo de Carvalho
Silva, Arnaldo de Moura Vaz da
Titre en portugais
Física e ficção científica: desvelando mitos culturais em uma educação para a liberdade
Mots-clés en portugais
Ensino
Ensino Médio
Ficção Científica
Física e Arte
Resumé en portugais
Nosso intuito com este trabalho é responder à questão: por que discutir a ficção científica no ensino de física? Buscando autores que a propõem como instrumento pedagógico, encontramos predominantemente estudos que apontam as narrativas como forma de motivar, cativar os estudantes. Após construirmos um castelo teórico baseado em Paulo Freire, Mikhail Bakhtin, Lev Vygotsky, Thomas Kuhn, dentre outros, percebemos que esse motivar significava, na verdade, seduzir - no sentido de convencer o aprendiz de que a ciência precisa ser aprendida. Ou seja, alguns trabalhos acabam, por meio do cientificismo da ficção científica, levando os estudantes a adorar a ciência, persuadindo-os a venerá-la, em uma devoção submissa. Para nós, essa mística fascinação debilitaria suas autonomias frente às opções que esse saber representa e frente aos limites que ele possui. Por conta disso, e embasados na filosofia freiriana, defendemos a ficção científica justamente como uma forma de apresentar e discutir os mitos culturais que recheiam nosso imaginário, delineando nossas concepções de ciência, tecnologia, civilização, relações humanas, etc. Isto é, propomos a decodificação das narrativas deste gênero inerentemente transdisciplinar em um círculo de cultura composto por uma equipe interdisciplinar responsável pela problematização de nossas maneiras de entender e imaginar o mundo - maneiras que revelam ideologias incorporadas culturalmente desde a infância. Problematização seguida pelo estudo da visão de especialistas (sejam eles físicos, filósofos, críticos literários, etc.) e pela aplicação deste conhecimento organizado na elaboração de ações culturais. Indicamos, por fim, um instrumento para analisar os jogos da linguagem científica compartilhados pela ciência e pela ficção científica, com o intuito de esclarecer o pensamento científico, e, consequentemente, a forma como ele influencia as relações entre os sujeitos e entre estes e o mundo. Finalizamos com a exposição de algumas experiências envolvendo a ficção científica nas aulas de física realizadas no ensino médio da escola em que lecionamos.
Titre en anglais
Physics and Science Fiction: unveiling cultural myths in an education for freedom
Mots-clés en anglais
High School
Physics and Arts
Science Fiction
Teaching
Resumé en anglais
Our intention with this work is to answer the question: why to discuss science fiction in physics teaching? Searching for authors that propose it as a pedagogic instrument, we have found predominantly studies that indicate the narratives as a way to motivate, captivate students. After we have built a theoretical castle based on Paulo Freire, Mikhail Bakhtin, Lev Vygotsky, Thomas Kuhn and others, we notice that to motivate means, in fact, to seduce - in the sense of convincing the apprentice that science needs to be learned. That is, some works, using the scientificism of science fiction, leads the students to adore science, persuading them to venerate it, in a submissive devotion. In our view, this mystic fascination would weaken their autonomy in front of the options that this knowledge represents and in front of the limits that it carries. Because of it, and based upon Freire"s philosophy, we defend science fiction precisely as a way to present and to discuss cultural myths that fills our imagination, defining our conceptions about science, technology, civilization, human relations, etc. That is, we propose the decoding of the narratives of this genre inherently transdisciplinarity in a culture circle compound by an interdisciplinary team responsible for putting in question our ways to understand and to imagine the world - ways that reveal ideologies culturally incorporated since childhood. Inquiry followed by the study of specialists"s vision (such as physics, philosophers, literary critics, etc.) and by the application of this organized knowledge at the elaboration of cultural actions. We indicate, in the end, one instrument to analyze the scientific language games shared by science and science fiction, with the intention of clarifying the scientific thought and, consequently, the way it influences the relation among the subjects and between these ones and the world. We finalize with an exposition of some experiences involving science fiction in physics classes at the high school where we teach.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2012-03-06
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.