• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2017.tde-06012017-112237
Documento
Autor
Nombre completo
Leandro dos Reis Oliveira
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Gurgel, Ivã (Presidente)
Fagundes, Maria Beatriz
Gehlen, Simoni Tormöhlen
Título en portugués
Análise da apropiação de ideias freireanas de educação por professores em uma proposta de aulas sobre aquecimento global
Palabras clave en portugués
Abordagem Temática
Aquecimento Global
Ensino de Ciências
Proposta de Aulas
Resumen en portugués
Este trabalho analisa algumas apropriações das ideias freireanas por professores durante a construção de uma proposta de aulas sobre o Aquecimento Global que contou como uma de suas referências teóricas de base a dinâmica dos três momentos pedagógicos. Para a coleta de dados, as reuniões de preparação das aulas, realizadas periodicamente, foram gravadas em áudio e vídeo para posterior análise. Dos resultados, verificamos que os professores puderam, no processo de construção, discutir ideias baseadas em diferentes visões educacionais. Embora algumas delas não façam referência a visão educacional humanista, foi possível verificar que os professores convergiram em propostas que incorporaram elementos freireanos nas aulas sobre o Aquecimento Global. É necessário deixar claro que não estamos afirmando que esta dissertação apresentará um trabalho estritamente baseado na filosofia de Paulo Freire, pois as condições objetivas de trabalho nas escolas exigem que reconstruções sejam feitas. Por fim, não temos a pretensão de dizer se a estrutura das aulas ou se os elementos freireanos identificados durante as reuniões são melhores ou piores, até porque, cada professor tem experiências e formações diferentes, além disso temos a convicção que este trabalho apresentou um caminho possível, mas sabemos que existem infinitas possibilidades e todas elas dependem de diversos fatores, tais como, infraestrutura da escola, conteúdo abordado, público alvo dentre outros.
Título en inglés
Appropriation of the analysis of Paulo Freire Education ideas for teachers on a proposal for classes on Global Warming
Palabras clave en inglés
Global Warming
Lecture Proposal
Science Education
Thematic Approach
Resumen en inglés
This works analyzes some of the appropriations Freireanas ideas by teachers during construction classes proposal on Global Warming. It is noted that the process of building and collective organization of the proposed classes contemplated the dynamics of the three pedagogical moments. For data collection, the meeting preparation classes, held periodically, were recorded on audio and video for later analysis. From the results, we found that teachers could, in the construction process, discussing various ideas. Although many of them are not part of the educational vision championed this work, we found that teachers converged proposal which incorporated some elements in Freire's classes on heating it clear Global.É necessary that we are not saying that this thesis will present a genuinely work Freirean because the lessons about global warming were not structured from thematic research required for this perspective. Finally, we do not intend to say that the structure of the classes or the Freirean elements identified during the meetings are better or worse, because each teacher has different experiences and backgrounds also have the conviction that this work presents a path possible, but we know that there are endless possibilities and they all depend on several factors such as school infrastructure, content addressed, target among others.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2017-01-06
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.