• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.81.2014.tde-04122014-141004
Documento
Autor
Nombre completo
Pedro Donizete Colombo Júnior
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Silva, Cibelle Celestino (Presidente)
Kleinke, Maurício Urban
Leite, Cristina
Marandino, Martha
Studart Filho, Nelson
Título en portugués
Inovações curriculares em ensino de física moderna: investigando uma parceria entre professores e centro de ciências
Palabras clave en portugués
Educação formal
Educação não formal
Física - Estudo e ensino
Física moderna
Inovação curricular
Resumen en portugués
Esta pesquisa aborda aspectos da cultura escolar e de centros de ciências na perspectiva da transformação de saberes que utilizam a física solar com a finalidade de discutir aspectos de física moderna no ensino médio. Em parceria com professores em atuação, o objetivo foi fundamentar a utilização de Sequências de Ensino e Aprendizagem (SEA) que incorporassem elementos da sala de aula com atividades em um centro de ciências, levando em conta o saber docente e as especificidades de ambas as instituições. O centro de ciências em questão é o Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP. Assumimos como instrumento de validação das SEA a noção de transposição didática e sobrevivência dos saberes (CHEVALLARD 1991) e as regras da transposição didática (ASTOLFI et al. 1997b). Tomamos como metodologias de pesquisa a abordagem qualitativa, circundadas por uma estratégia metodológica por nós elaborada chamada de "Ciclos de Reflexão". Adotamos como instrumentos de análise dos dados coletados a noção de losango didático, suas dimensões epistêmica e pedagógica (MÉHEUT e PSILLOS 2004). Nossos resultados indicam que as SEA se adequam às regras da transposição didática e sobrevivência dos saberes em sua validação. Evidenciam também que as atividades desenvolvidas favoreceram o trabalho docente em suas dimensões didática e epistêmica na parceria centro de ciência-escola. Concluímos que, nas escolas em que os trabalhos foram desenvolvidos, as SEA e a parceria estabelecida podem ser consideradas satisfatórias e de convívio harmonioso dentro da proposta curricular do Estado de São Paulo para o 3º ano do ensino médio, possibilitando a integração da escola com o centro de ciências e favorecendo a discussão de tópicos de física moderna e física solar no ensino médio.
Título en inglés
Curricular innovations in teaching modern physics: investigating a partnership between teachers and science center
Palabras clave en inglés
Educação formal
Educação não formal
Física - Estudo e ensino
Física moderna
Inovação
Resumen en inglés
This research focuses a curriculum innovation and the introduction of modern physics in the Brazilian high school based on the partnership between formal and informal education. We established the construction and use of a Teaching Learning Sequence (TLS) that incorporates classroom elements with activities in a science center, taking into account the teaching knowledge and the specificities of both institutions. The TLS elaborated were based on teaching with emphasis on the content, in this case the teaching of modern physics using solar physics in different collaborative contexts. The concerned science center was Dietrich Schiel Observatory, in the University of Sao Paulo"s Center for Scientific and Cultural Dissemination, Brazil. The methodology used in the construction and implementation of the TLS was entitled "cycles of reflection", understood as a continuous research actions that provide, at every stage of investigation, didactic and pedagogical support for the teacher-researcher partnership. We used a qualitative research methodology and adopt the rules of the didactic transposition as tool for validation of the TLS. The data were analyzed using the didactic rhombus notion, with its epistemic and pedagogical dimensions. Our results indicate that the TLS obey the rules of didactic transposition and the activities favored teaching in their didactic and epistemic dimensions. We conclude that the TLS and the partnership can be considered satisfactory enabling the integration between school and science center, favoring to insert modern physics and solar physics in high school.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-12-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.