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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2018.tde-27082018-134859
Documento
Autor
Nome completo
Liliane Battistin
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Goldstein, Norma Seltzer (Presidente)
Caretta, Elis de Almeida Cardoso
Carvalho, Helba
Gebara, Ana Elvira Luciano
Título em português
O poema no ensino fundamental II: jogos lúdicos, leitura e produção textual
Palavras-chave em português
Atividade lúdica como estratégia
Letramento
Poema
Resumo em português
O desenvolvimento da competência leitora e escritora nem sempre ocorre na escola de modo pleno. Desse modo, os níveis de letramento, no ensino fundamental II, avançam lentamente. O estudante nem sempre consegue utilizar os recursos linguísticos para escrever textos e/ou interpretá-los. A presente pesquisa justifica-se pela intenção de sugerir atividades didáticas que de fato promovam o desenvolvimento das competências em leitura e escrita. Assim, foi estudado o letramento mediante as propostas que empregam os gêneros textuais como estratégia didática no ensino de língua materna. Por meio da elaboração e aplicação de atividades, o objetivo é verificar se a leitura e comentários orais decorrentes, bem como as atividades de escrita, auxiliam o estudante (sexto ano) a confeccionar poemas. A hipótese estabelecida é a de que uma proposta fundamentada na leitura (silenciosa, compartilhada) e nas rodas de conversa corrobora com a apropriação das características do gênero poema e, por conseguinte, viabiliza indivíduos agentes, que conseguem escrever textos com autonomia. A metodologia desta pesquisa organizou-se em cinco etapas: percurso histórico dos processos de aprendizagem em Língua Portuguesa, apresentação do gênero poema e suas especificidades, aplicação da proposta didática, coleta de dados (textos escritos pelos alunos individual e coletivamente) e, por fim, análise qualitativa dos dados. Fundamentou esta pesquisa os conceitos de letramento (Antunes, 2009; Kleiman, 1998, 2007; Rojo 2004, 2005; Soares 2002, 2004), os conceitos de dialogismo no texto literário (Bakthin, 2016; Fiorin, 2006), os conceitos do gênero poema (Bosi, 2000; Goldstein, 1999, 2006, 2007; Martins, 2008), os conceitos de agência (Bazerman, 2006), os conceitos de autoria (Possenti, 2007; Tfouni, 2015) e os conceitos de éthos (Amoussy, 2011; Discini, 2014). Concluiu-se que uma proposta didática bem fundamentada conduz o estudante a apropriar-se das características do gênero e a escrever poemas com traços de autoria.
Título em inglês
The poem at middle school in Brazil: playful learning material, reading and text writing
Palavras-chave em inglês
Literacy
Playful learning as strategy
Poem
Resumo em inglês
The development of the reading and writing competences not always happen fully at school. Thus, levels of literacy at Middle School in Brazil, progress slowly. The student not always can use the linguistic resources to write texts and/or decode them. This research justifies itself through the intention of suggesting teaching activities, that, indeed, promote development of competences in reading and writing. Therefore, it has been studied the literacy through proposals that apply the textual genres as didactic strategies in the mother tongues teaching. By the means of elaborating and applying activities, the aim is to verify if the reading and resulting oral comments, as well writing activities, aid the student (6th grade) to write poems. The established hypothesis is that a proposal based on the reading (silent, shared) and on chat groups support the appropriation of the poem features and consequently facilitates agent individuals who can write texts with autonomy. The methodology of this research is organized in five steps: historical path of the Portuguese language learning process, presentation of the poem genre and its specificities, an application of the didactic proposed, gathering of data (texts written by students individually and collectively), and, finally, the quality analysis of data. Concepts of literacy based this research (Antunes, 2009; Kleiman, 1998, 2007; Rojo 2004, 2005; Soares 2002, 2004), concepts of dialogism in literary text (Bakthin, 2016; Fiorin, 2006), concepts of poem (Bosi, 2000; Goldstein, 1999, 2007; Martins, 2008), concepts of agency (Bazerman, 2006), concepts of authorship (Possenti, 2007; Tfouni, 2015) and concepts of ethos (Amoussy, 2011; Discini, 2014). To conclude, a didactic proposal well based conducts the student to appropriate oneself of the genre features and to write poems with traces of authorship.
 
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Data de Publicação
2018-08-27
 
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