• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2015.tde-19112015-125753
Document
Auteur
Nom complet
Elizabeth da Silva Macena
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Condé, Valéria Gil (Président)
Caretta, Elis de Almeida Cardoso
Gebara, Ana Elvira Luciano
Titre en portugais
Estudo do diminutivo em -inho/-zinho no livro didático do projeto Teláris de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II
Mots-clés en portugais
Ensino de Língua Portuguesa
Livro didático
Uso do diminutivo
Resumé en portugais
Esta pesquisa investiga como o livro didático de Língua Portuguesa do Projeto Teláris, destinado ao Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano, escolhido pelas professoras de Língua Portuguesa da Unidade Municipal de Ensino Mario de Oliveira Moreira, no PNLD, de 2012, aborda o uso do diminutivo no volume do 6° ano do Ensino Fundamental. Foram verificadas questões referentes a como ocorre a contextualização das atividades, a importância que se dá à norma gramatical ou ao uso e o papel do texto nas propostas de atividades voltadas ao léxico e à língua. A partir disso, foi elaborada e aplicada uma sequência de atividades que promovesse o estudo e a reflexão sobre o tópico, assim, visando ao ensino dos usos que possibilitassem ao aluno ampliar seu repertório de possibilidades expressivas e estilísticas desse elemento linguístico. Pretende-se, com isso, apresentar propostas de trabalho com o livro didático, voltado aos estudos sobre a língua, que proporcionem ao professor a conquista de uma prática mais autônoma, sem desprezar o livro didático, que poderá lhe servir como aliado se usado de forma crítica, e sem permitir que este descaracterize o seu papel docente, tão fundamental no processo pedagógico.
Titre en anglais
Study of diminutive suffix -inho / -zinho in textbook Teláris Project of Portuguese Language of elementary school
Mots-clés en anglais
Portuguese language teaching
Textbook
Use of diminutive
Resumé en anglais
This work analyzes the Portuguese textbook of the Atica Publisher's Teláris Project, aimed at Secondary School, from 6 th to 9 th grade, which was selected among the PNLD (National Textbook Program, in the Portuguese acronym) titles by the Portuguese Language teachers of the Municipal Education Center Mario de Oliveira Moreira in 2012 PNLD. The aim is to investigate how the 6th grade book in this series addresses the use of the diminutive. We will assess issues such as how activities are contextualized, the importance given to grammar rules, or to the use and role of the text in proposals of activities concerning lexicon and language. From this, it will be designed and implemented a series of activities that will promote the study and reflection on the topic, aiming at teaching those in a way that enable the students to expand their repertoire of expressive and stylistic possibilities of this linguistic element. With it, we intend to present proposals for working with this textbook aimed at the study on the language that provide the teacher the possibility to reach a more autonomous practice without neglecting the textbook. The textbook may serve as an ally if used critically and without allowing it to deprive the teaching role, which is fundamental in the educational process, of its characteristics.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2015-11-19
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.