• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2015.tde-17112015-113320
Documento
Autor
Nombre completo
Maria de Fatima Rodrigues da Silva Paulino
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Grillo, Sheila Vieira de Camargo (Presidente)
Araujo, Mariangela de
Caretta, Alvaro Antonio
Título en portugués
Argumentação e cidadania no artigo de opinião em sala de aula
Palabras clave en portugués
Argumentação
Artigo de opinião
Produção escrita
Resumen en portugués
A presente pesquisa tem como objetivo investigar as atividades do professor com gêneros argumentativos em sala de aula e analisar em que medida a preparação dessas atividades contribuem com a escrita do gênero artigo de opinião por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Estado de São Paulo. Seguindo os preceitos dos PCNs e do Currículo do Estado de São Paulo, adotou-se a língua como objeto de estudo da disciplina de Língua Portuguesa, assim como as concepções de gêneros discursivos apoiadas em Bakthin (2003), Marcuschi (2008) e Rojo (2000). Em relação à organização do trabalho pedagógico, apoiados nas orientações de Schneuwly e Dolz (2004) planejou-se uma sequência didática para a produção de artigo de opinião. Tomou-se como produção inicial e produção final as avaliações externas aplicadas, respectivamente, no primeiro e segundo semestre, as AAP (Avaliação de Aprendizagem em processo). As atividades dos materiais didático-pedagógicos utilizados foram selecionadas procurando atender a reflexão sobre as características do gênero formuladas por Rodrigues (2000) Brakling (2000) e outros autores pesquisados. Quanto às estratégias de ensino de produção textual escrita, recorremos a Antunes (2003) e Geraldi (1991), evidenciando as etapas de planejamento e preparo para a produção escrita. A análise das produções, dentro de uma perspectiva enunciativa e interacionista da língua, procurou evidenciar os recursos linguísticos-discursivo empregados pelos alunos para a construção da argumentação. Para melhor compreender o uso desses recursos argumentativos recorreu-se à Retórica de Aristóteles associando-se aos estudos da Nova Retórica de PERELMAN & OLBRECHTS-TYTECA (1996). Os resultados da pesquisa demonstram que há uma relação direta entre as escolhas teóricas para a organização do trabalho pedagógico e a melhora da qualidade de escrita dos alunos. Confirmou-se também a hipótese da relevância do ensino dos gêneros argumentativos, pois os alunos-autores demonstraram um posicionamento crítico em relação aos temas abordados nas produções textuais. Houve ganhos quanto à organização e produtividade textual, efeito das atividades de leitura e alimentação temática, mas por outro lado, as fragilidades das atividades específicas para a construção do gênero, aliados aos problemas relativos às propostas sugeridas apontam para uma reorientação do trabalho com o gênero artigo de opinião.
Título en inglés
Argumentation and citizenship in opinion articles in the classroom
Palabras clave en inglés
Argumentation
Opinion article
Written production
Resumen en inglés
This research aims to investigate teacher-proposed classroom activities involving argumentative genres and analyze the extent up to which the preparation of those activities contribute to the writing of opinion articles of 9th-graders of a public school run by São Paulo state. Based on the National Curriculum Parameters and on the Curriculum of the State of São Paulo, language was embraced as the study object of the discipline Portuguese, along with the conceptions of discourse genres by Bakhtin (2003), Marcuschi (2008), and Rojo (2000). Regarding the organization of the pedagogical work, a didactic sequence based on Schneuwly and Dolzs (2004) guidelines was planned aiming at the writing of an opinion article. The external Evaluations of Learning in Process in the first and in the second semesters were taken respectively as initial and final production. The activities in the didactic-pedagogical materials were selected when in keeping with the reflections on the characteristics of the genre opinion article proposed by Rodrigues (2000), Brakling (2000), among others. As to the teaching strategies of written production, the research resorted to the works of Antunes (2003) and Geraldi (1991), making evident the planning and preparation stages of the written production. The analysis of the productions, from an enunciative and interactional perspective of language, sought to reveal the linguistic-discursive strategies used by students in the construction of argumentation. In order to better understand the use of those strategies, Aristotles Rhetoric was resorted to, as well as the New Rhetoric, by Perelman and Olbrechts-Tyteca (1996). The results of the research suggest that there is a direct relation between the theoretical choices for the organization of the pedagogical work and the improvement observed in student writing. The teaching of argumentative genres proved relevant, as student-authors were able to take a critical stand towards the topics of the written assignments. Improvements were observed regarding text organization and productivity an effect of the reading and topic-related activities; on the other hand, the weak points of the specific activities for genre construction, alongside the problems related to the suggested plans, point to the reorientation of the work with opinion articles.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-11-17
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.