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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2018.tde-12072018-133251
Documento
Autor
Nome completo
Mariana Jablonski de Freitas Eleno
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Nóbrega, Maria Helena da (Presidente)
Caretta, Alvaro Antonio
Coelho, Irene da Silva
Gebara, Ana Elvira Luciano
Título em português
Placas e cartazes: o uso de gêneros discursivos nas aulas de português do Ensino Fundamental
Palavras-chave em português
Elementos verbo-visuais
Ensino de língua portuguesa
Gêneros discursivos
Resumo em português
Esta dissertação apresenta a pesquisa desenvolvida a partir da aplicação de uma sequência didática que utiliza os gêneros placa e cartaz para o ensino de língua portuguesa em uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental. Tal proposta objetivou aprimorar as habilidades leitora e escritora dos alunos, além de ressaltar que o sentido dos enunciados é construído para além dos elementos linguísticos. As placas e cartazes são considerados enunciados (BAKHTIN, 2016) e em sua composição encontram-se os signos verbais e visuais. Tais signos produzem conteúdo explícito e implícito construídos a partir de elementos como: volume, cor e imagens. O trabalho com a linguagem verbo-visual dos gêneros mencionados é pautado na necessidade de explorar os elementos visuais, os artifícios utilizados na composição desses textos e as consequências disso no modo de interpretá-los. Como procedimento metodológico, opta-se pela pesquisa-ação, a partir das ideias de Santos (2012). Além disso, apresentam-se a contribuições teóricas de Volochinov/ Bakhtin (1999), Bakhtin (2016), Bortoluci (2010), Mirzoeff (2003), Kress (2005), Freedman (2003), Dondis (1991), Guimarães (2000) dentre outros, que discorrem sobre gêneros discursivos, cultura visual e elementos verbo-visuais. Para análise dos dados, realiza-se a comparação das duas produções de texto (inicial e final) elaboradas pelos alunos, além de pequenos relatos dos estudantes sobre as aulas que compuseram a sequência didática.
Título em inglês
Signs and posters: the use of discursive genres in Portuguese classes of Middle School
Palavras-chave em inglês
Discursive genres
Teaching Portuguese language
Verbo-visual elements
Resumo em inglês
This dissertation presents the research developed from the application of a didactic sequence that uses the sign and poster genres for the teaching of Portuguese language in a class of sixth year of Middle School. The purpose of this proposal was to improve students' reading and writing skills, as well as to emphasize that the meaning of statements is constructed beyond linguistic elements. Sign and posters are considered statements (BAKHTIN, 2016) and in their composition are verbal and visual signs. These signs produce explicit and implicit content constructed from elements such as volume, color and images. The work with the verbo-visual language of the mentioned genres is based on the need to explore the visual elements, the artifices used in the composition of these texts and the consequences of this in the way of interpreting them. As a methodological procedure, we opted for action research, based on the ideas of Santos (2012). In addition, Volochinov/ Bakhtin (1999), Bakhtin (2016), Bortoluci (2010), Mirzoeff (2003), Kress (2005), Freedman (2003), Dondis (1991), Guimarães (2000) among others, that talk about discursive genres, visual culture and verbo-visual elements. For the analysis of the corpus, the two text productions (initial and final) elaborated by the students are compared, as well as small reports of the students about the classes that composed the didactic sequence.
 
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Data de Publicação
2018-07-12
 
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