• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2018.tde-12072018-133251
Documento
Autor
Nombre completo
Mariana Jablonski de Freitas Eleno
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Nóbrega, Maria Helena da (Presidente)
Caretta, Alvaro Antonio
Coelho, Irene da Silva
Gebara, Ana Elvira Luciano
Título en portugués
Placas e cartazes: o uso de gêneros discursivos nas aulas de português do Ensino Fundamental
Palabras clave en portugués
Elementos verbo-visuais
Ensino de língua portuguesa
Gêneros discursivos
Resumen en portugués
Esta dissertação apresenta a pesquisa desenvolvida a partir da aplicação de uma sequência didática que utiliza os gêneros placa e cartaz para o ensino de língua portuguesa em uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental. Tal proposta objetivou aprimorar as habilidades leitora e escritora dos alunos, além de ressaltar que o sentido dos enunciados é construído para além dos elementos linguísticos. As placas e cartazes são considerados enunciados (BAKHTIN, 2016) e em sua composição encontram-se os signos verbais e visuais. Tais signos produzem conteúdo explícito e implícito construídos a partir de elementos como: volume, cor e imagens. O trabalho com a linguagem verbo-visual dos gêneros mencionados é pautado na necessidade de explorar os elementos visuais, os artifícios utilizados na composição desses textos e as consequências disso no modo de interpretá-los. Como procedimento metodológico, opta-se pela pesquisa-ação, a partir das ideias de Santos (2012). Além disso, apresentam-se a contribuições teóricas de Volochinov/ Bakhtin (1999), Bakhtin (2016), Bortoluci (2010), Mirzoeff (2003), Kress (2005), Freedman (2003), Dondis (1991), Guimarães (2000) dentre outros, que discorrem sobre gêneros discursivos, cultura visual e elementos verbo-visuais. Para análise dos dados, realiza-se a comparação das duas produções de texto (inicial e final) elaboradas pelos alunos, além de pequenos relatos dos estudantes sobre as aulas que compuseram a sequência didática.
Título en inglés
Signs and posters: the use of discursive genres in Portuguese classes of Middle School
Palabras clave en inglés
Discursive genres
Teaching Portuguese language
Verbo-visual elements
Resumen en inglés
This dissertation presents the research developed from the application of a didactic sequence that uses the sign and poster genres for the teaching of Portuguese language in a class of sixth year of Middle School. The purpose of this proposal was to improve students' reading and writing skills, as well as to emphasize that the meaning of statements is constructed beyond linguistic elements. Sign and posters are considered statements (BAKHTIN, 2016) and in their composition are verbal and visual signs. These signs produce explicit and implicit content constructed from elements such as volume, color and images. The work with the verbo-visual language of the mentioned genres is based on the need to explore the visual elements, the artifices used in the composition of these texts and the consequences of this in the way of interpreting them. As a methodological procedure, we opted for action research, based on the ideas of Santos (2012). In addition, Volochinov/ Bakhtin (1999), Bakhtin (2016), Bortoluci (2010), Mirzoeff (2003), Kress (2005), Freedman (2003), Dondis (1991), Guimarães (2000) among others, that talk about discursive genres, visual culture and verbo-visual elements. For the analysis of the corpus, the two text productions (initial and final) elaborated by the students are compared, as well as small reports of the students about the classes that composed the didactic sequence.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-07-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.