• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2015.tde-11122015-124907
Documento
Autor
Nombre completo
Ticiana Losano
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Caretta, Elis de Almeida Cardoso (Presidente)
Ignez, Alessandra Ferreira
Martin, Vima Lia de Rossi
Título en portugués
Estratégias de leitura no ensino de língua portuguesa: a observação das escolhas lexicais e seu efeito de sentido nos contos de Lygia Fagundes Telles
Palabras clave en portugués
Conto
Ensino
Escolhas lexicais
Estratégia de leitura
Lygia Fagundes Telles
Resumen en portugués
A presente pesquisa tem por objetivo elaborar uma proposta de ensino de língua portuguesa que vise direcionar alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II a aplicar estratégias de leitura tendo como foco o texto literário, mais especificamente a estratégia de observar as escolhas lexicais realizadas por um escritor, para que possam fazer uso dessas observações na interpretação textual. Para isso, partimos da análise das escolhas lexicais de Lygia Fagundes Telles, observando o papel dos recursos expressivos encontrados em três contos da autora: Natal na Barca, Verde Lagarto Amarelo e A caçada. Procurou-se dar ênfase ao papel das palavras que exercem função caracterizadora na construção de elementos descritivos nos contos literários estudados. Com base na análise estabelecida, apontam-se direcionamentos para a prática pedagógica, que visem repensar o ensino da língua presente nos currículos escolares atualmente, buscando-se observar estratégias do ensino da leitura que refletem sobre questões linguísticas, discursivas e estéticas do texto. Na análise dos contos, procurou-se mostrar como a construção da caracterização do ambiente e das personagens por meio das escolhas lexicais ajuda a criar a atmosfera do texto, imprimindo uma imagem que se agrega à produção de efeitos de sentido, assim como a averiguar como os elementos expressivos no texto podem colaborar com seu entendimento, possibilitando leitura crítica e apreciação estética. Para se atingir o objetivo proposto, esta pesquisa se baseou na Morfologia, na Lexicologia, na Estilística e na Semântica, tanto para a análise do corpus quanto para a elaboração da sequência didática. Após a aplicação da sequência didática em sala de aula, verificou-se que os estudantes têm dificuldade em sistematizar conceitos gramaticais e utilizá-los na análise textual. Pôde-se observar, ainda, que quando existe uma estratégia clara e delineada para o aluno, este pode ser conduzido a compreender um texto com mais autonomia.
Título en inglés
Reading strategies in portuguese language teaching: the observation of the lexical choices and their effect of meaning in the shot-stories of Lygia Fagundes Telles
Palabras clave en inglés
Instruction
Lexical choices
Lygia Fagundes Telles
Reading strategy
Short-story
Resumen en inglés
This research aims to develop a Portuguese Language teaching proposal to direct students of 9th grade of elementary school to apply for reading strategies focusing on literary text, specifically the strategy to observe the lexical choices made by a writer, so that they can make use of these observations in textual interpretation. For this, we start from the analysis of lexical choices of Lygia Fagundes Telles, noticing the role of some expressive resources found in three short-stories by the author: Natal na barca, Verde lagarto amarelo and A caçada. The study of these short-stories tries to emphasize the role of words which have important functions in the construction of descriptive elements in the literary texts. The established analysis intends to give some directions to the pedagogical practice, rethinking the teaching of this language in school curriculum, seeking for reading and teaching strategies that could reflect on language, discursive and aesthetic issues in the text. In the analysis of the short-stories, we tried to show how the construction of the characterization of the environment and the characters help to create the atmosphere of the text. Resulting on an image that adds to the meaning of the text and its impression effect, and also find out how the expressive elements in the text can collaborate with their understanding, enabling critical reading abilities and aesthetic appreciation. To achieve this purpose, this research was based on Morphology, Lexicology, Stylistics and Semantics for the analysis of the corpus and also for the elaboration of didactic sequence applied in the classroom. After the research application in the classroom, it was found that students have difficulty in systematize grammatical concepts and use them in textual analysis. It was also observed that when there is a clear and definite strategy for the student, it can leads to understand the text with more autonomy.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-12-11
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.