• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2015.tde-11122015-112411
Documento
Autor
Nombre completo
Vania Neves Valva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Gregorin Filho, Jose Nicolau (Presidente)
Cunha, Maria Zilda da
Rodrigues Filho, José Maria
Título en portugués
A formação do leitor literário do ensino fundamental II: reflexões sobre uma proposta
Palabras clave en portugués
Cânone
Educação
Ensino fundamental
Leitura
Literatura juvenil
Resumen en portugués
Esta dissertação tem como objetivo contextualizar, esquematizar e refletir sobre os resultados alcançados durante a Proposta Anual de Formação Literária (PAFL). Trabalho desenvolvido para o programa de pós-graduação de mestrado profissional PROFLETRAS e aplicado na Escola Estadual Profa. Zilah Ferreira Passarelli de Campos, de São José dos Campos/SP, a alunos do 9º ano do ensino fundamental II. O foco do trabalho desenvolvido foi proporcionar aos alunos de 9º ano, além do contato com um cânone literário de transição entre os estágios da formação do leitor, a promoção de projetos de leitura e atividades, dentro ou fora da sala de aula, que contribuíssem para a formação literária efetiva, utilizando-se tanto de produção literária indicada ao público juvenil, como produções destinadas ao leitor adulto, mas que adaptadas ou não possuíssem afinidades com o leitor em formação, a fim de proporcionar desenvolvimento do leitor literário ao final do ensino fundamental. Portanto, busca-se no relato da proposta realizada, descrever a realidade do ensino da literatura em uma escola pública; delinear os aspectos profissionais; sistematizar as práticas realizadas; promover a exposição pormenorizada das obras escolhidas, dos projetos literários aplicados e das atividades realizadas; apresentando os dados e os resultados obtidos pelos alunos participantes da PAFL.
Título en inglés
The formation of literary readers in elementary school: reflections on a proposal
Palabras clave en inglés
Canon
Education
Elementary school
Reading
Youth literature
Resumen en inglés
This dissertation aims to contextualize, lay out and reflect on the results achieved during the Annual Proposal for Literary Formation. Work developed for professional master's graduate program PROFLETRAS and applied in the Escola Estadual Professora Zilah Ferreira Viagi Passarelli de Campos, in Sao Jose dos Campos / SP, for students in 9th grade of elementary school. The focus of the work was to provide students of 9th grade, as well as contact with a literary canon transition between stages of the reader's training, the promotion of reading projects and activities, inside or outside the classroom, which contribute to effective literary formation, using both literature indicated young readers, such as products intended for adult reader but which - adapted or not - with the reader possess affinities in formation, in order to provide the developing reader literary at the end of elementary school. Therefore, we seek on account of the proposal made, describe the reality of literature teaching in a public school; outline the professional aspects; systematize the activities undertaken; promote detailed description of the chosen works of applied literary projects and activities; presenting the data and the results obtained by students participating Proposal Annual Literary Formation.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-12-11
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.