• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-07082019-122317
Documento
Autor
Nombre completo
Elisa Lourenço Pupim
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Araujo, Mariangela de (Presidente)
Condé, Valéria Gil
Finatto, Maria José Bocorny
Zucchi, Angela Maria Tenorio
Título en portugués
Um diálogo entre o ensino de Língua Portuguesa e as Ciências Naturais: a aquisição de termos no Ensino Fundamental
Palabras clave en portugués
Aquisição de termos
Ciências Naturais
Ensino Fundamental
Terminologia
Resumen en portugués
Esta pesquisa teve como objetivo verificar o processo de aquisição de alguns dos termos das Ciências Naturais por estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola da Vila Brasilândia, localizada na zona norte da Cidade de São Paulo. Para se fazer o levantamento do nível de aquisição de termos pelos estudantes, utilizou-se um corpus constituído por 130 questionários específicos, que contêm 10 termos das Ciências Naturais frequentes em contextos definitórios e explicativos presentes em livros didáticos do 2.° ao 5.° ano, selecionados e distribuídos pelo MEC para todas as escolas públicas do Brasil. Para os diálogos teóricos, tomou-se como base os estudos da Psicolinguística realizados por Vigotski e as pesquisas em Lexicologia, Lexicografia, Terminologia e em Linguística Aplicada, desenvolvidas por vários autores, a exemplo de Estopà, Cabré, Lara, Coady, Lewis, Araújo e Souza e Krieger e Finatto. Com base na análise dos dados coletados e nos diálogos teóricos apresentados, constatamos algumas contradições que podem marcar o processo da aprendizagem em matéria de Ciências Naturais e, diante disso, apresentamos uma proposta de intervenção didática, buscando desenvolver atividades relacionadas à aquisição de léxico que poderiam auxiliar no ensino das Ciências Naturais.
Título en inglés
Acquisition process of Science terms in the Brazilian elementary school system
Palabras clave en inglés
Elementary School
Natural Sciences
Term acquisition
Terminology
Resumen en inglés
This research aims to verify the acquisition process of natural science terms by students at an elementary school located on the outskirts of São Paulo City. In order to conduct this investigation of students vocabulary acquisition levels, it was used a corpus constituted by 130 specific questionnaires that contain 10 terms related to Sciences. These screened 10 words are often present on definitions, explanations and examples of common learning books (schoolbooks) that are selected and distributed to all public schools by Brazilian Education Ministry (MEC). The theoretical dialogues have been based upon Vygotskys psycholinguistic studies and also upon other studies in the fields of Lexicology, Lexicography, Terminology and of Applied Linguistics and which have been developed by many researchers, for example, Estopà; Cabré; Lara; Coady; Lewis; Araújo and Souza; Krieger and Finatto. Based on the analysis of the collected data and on the theoretical dialogues, it was possible to evidence some contradictions that may mark the overview of ones own learning in matter of Sciences.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-08-07
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.