• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2018.tde-05092018-124941
Document
Auteur
Nom complet
Elisangela Pereira da Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Aquino, Zilda Gaspar Oliveira de (Président)
Azevedo, Isabel Cristina Michelan de
Geraldini, Alexandra Fogli Serpa
Palumbo, Renata
Titre en portugais
Redes sociais no contexto escolar: a argumentação no Facebook
Mots-clés en portugais
Argumentação
Ensino
Facebook
Gêneros digitais
Multiletramentos
Resumé en portugais
Este trabalho trata da argumentação que ocorre em face das interações via rede social, buscando detectar traços relacionados às estratégias argumentativas utilizadas por alunos da rede municipal em publicações no Facebook produzidas e postadas no contexto escolar. Para isso, atenta para o modo como essa rede favorece a interação e as intervenções do professor, contribuindo com o desenvolvimento da argumentação, seleção e uso de argumentos e com a construção da relação auditório/ethos em textos desses estudantes. Nessa perspectiva, o discurso é visto como resultado da interação e constituído a partir das relações dos interlocutores com o meio. Desse modo, a partir da Teoria da Argumentação inscrita na Nova Retórica, consideramos o estudo das técnicas discursivas que permitem suscitar a adesão às teses e observamos como elas desenvolvem-se nas redes, particularmente o Facebook, que tem por característica principal a ação colaborativa dos internautas. Além disso, a pesquisa volta-se para o ensino e, por consequência, para as habilidades descritas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC 2017) apontadas como imprescindíveis nos processos de aprendizagem que envolvem textos da ordem do argumentar. A pesquisa insere-se no âmbito da Linguística Aplicada ao Ensino e, para alcançar os objetivos propostos, tomamos como embasamento os Estudos do Discurso, em que tratamos da Teoria da Argumentação, da Linguística de Texto e da Teoria Sociointeracionista da aprendizagem. O corpus constitui-se de publicações do Facebook, produzidas pelos estudantes e coletadas em três etapas: contexto escolar inicial, contexto escolar durante o projeto e após intervenção por meio de aplicação de sequência didática.
Titre en anglais
Social networks in the school contexto: the argumentation in the Facebook
Mots-clés en anglais
Argumentation
Digital genres
Facebook
Multiletrations
Teaching
Resumé en anglais
This research treats on the argumentation that occurs in the face of social network interactions, seeking to detect features related to argumentative strategies utilized by students of municipal schools in Facebook publications produced and posted in an educational context. For that purpose, it pays attention to the way this network favors the teacher's interaction and interventions, contributing with the argumentation development, selection and usage of arguments and with the construction of auditorium/ethos relation in these students' texts. In this perspective, the speech is seen as a result of the interaction and constituted from the relations of the interlocutors with the environment. Thereby from the Theory of Argumentation inscribed in the New Rhetoric, we consider the study of discursive techniques that allow rouse the adherence to thesis and observe how they develop in the networks, particularly Facebook, which has as main characteristic internauts collaborative action. In addition, the research study point to teaching and by consequence to skills described in National Curriculum Parameters (1998) and in National Common Curricular Base (BNCC 2017) indicated as vital in learning processes that involve texts of the order of argument. The research inserts itself in the scope of Linguistic Applied to Teaching and to reach proposed objectives we took as the foundation the Discourse Studies, in which we discuss Argumentation Theory, Text-Linguistic and Sociointeractionist Theory of learning. The corpus is constituted of Facebook publications produced by students and collected in three phases: initial teaching context, teaching context during the project and after intervention by the means of didactic sequence application.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2018-09-05
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.