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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2019.tde-24092019-150157
Documento
Autor
Nome completo
Douglas Gregorio Miguel
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Sant'Anna, Sérgio Bairon Blanco (Presidente)
Lazaneo, Caio de Salvi
Pereira, Wagner Pinheiro
Silva, Luis Guilherme Galeão da
Título em português
O encontro dos saberes: oralidade, saber científico e Produção Partilhada do Conhecimento
Palavras-chave em português
Hipermídia
Interdisciplinaridade
Oralidade
Produção partilhada do conhecimento
Resumo em português
Esta tese apresenta uma reflexão filosófica sobre a retomada epistemológica representada pela Produção Partilhada do Conhecimento. Ao contrário do saber universitário, marcado pelo uso da razão metódica originada no Iluminismo no século XVII, que distingue sujeito de objeto, a Produção Partilhada do Conhecimento busca a interatividade entre estatutos epistemológicos distintos, onde sujeitos tornam-se ao mesmo tempo objetos. A partir da análise do encontro entre os saberes da oralidade em culturas tradicionais, e o saber racional metódico da ciência universitária, a passagem da oralidade à escrita no processo de colonização das Américas e o uso da hipermídia no século XXI, o trabalho apresenta contribuições de Hans-Georg Gadamer, Jürgen Habermas e Paul Ricoeur quanto à necessidade de uma hermenêutica que estabeleça o entendimento entre culturas distintas, e enfim demonstra como a hipermídia representa um intermeio adequado pelo qual esta hermenêutica se expressa, ilustrando com exemplos de casos como o do pesquisador Caio Lazaneo junto a comunidades indígenas, e o trabalho dos pesquisadores do Instituto Socioambiental junto às comunidades quilombolas do Vale do Ribeira.
Título em inglês
The meeting of knowledge: orality, scientific knowledge and Shared Knowledge Production
Palavras-chave em inglês
Hypermedia
Interdisciplinarity
Orality
Shared knowledge production
Resumo em inglês
This thesis presents a philosophical reflection on the epistemological recovery represented by the Shared Production of Knowledge. Contrary to university knowledge, marked by the use of methodical reason originated in the Enlightenment in the seventeenth century, which distinguishes subject from object, the Shared Production of Knowledge seeks the interactivity between distinct epistemological statutes, where subjects become objects at the same time. Based on the analysis of the meeting between oral knowledge in traditional cultures and the methodical rational knowledge of university science, the transition from orality to writing in the colonization process of the Americas and the use of hypermedia in the 21st century, the work presents contributions of Hans-Georg Gadamer, Jürgen Habermas and Paul Ricoeur on the need for a hermeneutic that establishes the understanding between distinct cultures, and finally demonstrates how hypermedia represents one intermedia by which this hermeneutic is expressed, illustrating with examples of cases like the researcher Caio Lazaneo with indigenous communities, and the work of researchers from the Socioambiental Institute with the quilombolas (descendants of enslaved Africans) communities of the Vale do Ribeira.
 
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Data de Publicação
2019-09-24
 
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