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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2018.tde-04072018-131014
Documento
Autor
Nome completo
Roberta Navas Battistella
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Sant'Anna, Sérgio Bairon Blanco (Presidente)
Gosciola, Vicente
Rosa, Almir Antonio
Silva, Luis Guilherme Galeão da
Título em português
O saber espiralado: a história de Mestre Alcides de Lima Tserewaptu e a proposta por uma produção partilhada do conhecimento
Palavras-chave em português
Capoeira
Cultura oral
Educação
História oral
Produção partilhada do conhecimento
Resumo em português
Esta pesquisa de mestrado se destina a trazer uma reflexão, a partir da proposta de Produção Partilhada do Conhecimento, acerca do encontro entre a diversidade de saberes orais - presente na cultura oral e popular do Brasil -, e as atuais propostas de transformação das pesquisas nas Ciências Humanas. Por meio da História Oral, etnografia e pesquisa participante contextualizamos academicamente como pode acontecer esta parceria para a produção de conhecimento, em diálogo com a história de vida de Mestre Alcides de Lima Tserewaptu e relatos de vivências seus e de parceiras(os) do Centro de Estudos e Aplicação da Capoeira (CEACA), na cidade de São Paulo. A narrativa de sua jornada pela tradição oral e cultura popular em ambientes institucionais de ensino, tais como a Universidade de São Paulo USP e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima, contando com o congado e a capoeira, manifestações de resistência e luta pela valorização cultura afro-brasileira, proporcionou a análise de possibilidades de caminhos para se pensar a interlocução destes saberes orais com as propostas teóricas nas áreas de história, cultura, antropologia e educação. A antropologia visual foi um dos meios de partilha e registro dos processos da pesquisa (entrevistas, rituais, batizados, reuniões). A prática - já desenvolvida pelo CEACA na produção de material audiovisual -, junto ao reconhecimento de que as tradições das culturas orais não podem ser transpostas para o escrito, garantiram uma colaboração mais coletiva e a legitimação desse método de pesquisa. Um dos resultados do trabalho é um registro audiovisual no qual o Mestre Alcides e algumas pessoas do CEACA colaboraram com a narrativa, inserção de materiais que representam a essência do grupo, seus valores, motivações e práticas em diálogo com as discussões teóricas.
Título em inglês
The spiraled knowledge: the story of Mestre Alcides de Lima Tserewaptu and the purpose for a shared knowledge production
Palavras-chave em inglês
Capoeira
Education
Oral culture
Oral history
Shared knowledge production
Resumo em inglês
This masters research intends to bring a reflection - from the proposal of Shared Knowledge Production - to the encounter between the diversity of oral knowledge - present in the oral and popular culture of Brazil -, and the current proposals for the transformation of researches in the Human Sciences. Through Oral History, ethnography and participant research, we seek to contextualize academically how this partnership for the production of knowledge, in dialogue with the life history of Mestre Alcides de Lima Tserewaptu, griô, and among the narratives of his experiences and from his partners at Center for the Study and Application of Capoeira (CEACA), in the city of São Paulo. The narrative of his journey through oral tradition and popular culture in educational institutions such as University of São Paulo and School Amorim Lima, counting on the congado and capoeira, manifestations of resistance and struggle for the valorization of Afro- Brazilian culture, provided the analysis of possibilities of ways to think the interlocution of these oral knowledge with theoretical proposals in the areas of history, culture, anthropology and education. Visual anthropology was one of the means of sharing and recording research processes (interviews, rituals, baptisms, meetings). The practice already developed by CEACA in the production of audiovisual material, allied with the recognition that oral traditions of oral cultures can not be transposed into writing, ensured a more collective collaboration and the legitimation of this method of research. One of the results of the work is an audiovisual record in which Mestre Alcides and some people of CEACA collaborated with the narrative, insertion of materials that represent the essence of the group, their values, motivations and practices in dialogue with the theoretical discussions.
 
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Data de Publicação
2018-07-04
 
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