• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2013.tde-25062013-100444
Documento
Autor
Nome completo
Leo Agapejev de Andrade
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Waldman, Berta (Presidente)
Arêas, Vilma Sant'Anna
Capela, Carlos Eduardo Schmidt
Kirschbaum, Saul
Moraes, Eliane Robert
Título em português
Lugares incertos: os andarilhos de Samuel Rawet
Palavras-chave em português
"Linhas de força"
Alteridade
Autoria
Biografia
Identidade
Literatura judaica
Lugar-comum
Resumo em português
A escrita de Samuel Rawet é formada por peculiaridades que demandam um leitor atento e crítico quanto à forma de abordagem e interpretação do texto, de maneira que suas linhas de força (Waldman, 2004) sejam entrevistas como potencialidades de sentidos. O lugar-comum rawetiano, conceito inevitavelmente impreciso formulado a partir dos contos analisados, mostra ser uma forma de abordagem frutífera e coerente ao texto rawetiano em geral, ao privilegiar elementos textuais e se juntar a outras abordagens à obra de Rawet, trazendo questões como identidade, alteridade, literatura judaica e autoria, dentre outras. Como pontos de partida problematizantes são tomados a figura de Ahasverus em Crônica de um vagabundo, a estrutura aberta e a metalinguagem em Kelevim, o conto dentro do conto em Reinvenção de Lázaro, e o sonho em Sôbolos rios que vão. Algumas dessas questões permeiam mais de um dos contos, como a autoria (Crônica..., Sobolos..., Kelevim). A estrutura aberta de Kelevim, por sua vez, permite análises comparativas com o ensaio-crônica Diário de um candango, sobre o livro de memórias de Marques da Silva, que leva o mesmo título. Ao final, as linhas de força são seguidas ainda mais longe, e arrisca-se uma rápida aproximação com as artes plásticas que conclui este trabalho com uma abertura que atesta a riqueza e validade da obra de Rawet.
Título em inglês
Uncertain places: the wanderers of Samuel Rawet
Palavras-chave em inglês
"Lines of force"
Authorship
Biography
Commonplace
Identity
Jewish literature
Otherness
Resumo em inglês
The writing of Samuel Rawet consists of peculiarities that demand a careful and critical reader who could approach to and interpretate his writings, in order to realize its "lines of force" (Waldman, 2004) as potential paths of meanings. The rawetian commonplace, inevitably imprecise concept formulated from the short stories analyzed, shows a fruitful and coherent approach to rawetian text, privileging the textual elements and joinning to the other approaches to Rawets work, bringing up issues like identity, otherness, Jewish literature and authorship, among others. As controversial themes, I focus on Ahasverus in "Chronicle of a tramp", the open structure and metalanguage in "Kelevim", the story within the story on "Reinvention of Lazarus," and dream on "Over the flowing rivers". Some of these issues goes along more than one story, such as authorship ("Chronicle", Over...","Kelevim"). The open structure of "Kelevim", on the other hand, allows comparative analyzes with the chronicle-essay "Diary of a candango", about the same-titled memoirs of Marques da Silva. Finally, the lines of foces are followed even further, and I dare a quick approximation to the visual arts that ends this thesis with an aperture that attests the wealthy and valuable works by Rawet.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-06-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.