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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2014.tde-08072015-112258
Documento
Autor
Nome completo
Kátia Giovana Costa Lima
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Waldman, Berta (Presidente)
Kirschbaum, Saul
Marczyk, Marta Bernadete Frolini de Aguiar
Título em português
A figura do judeu nas obras de Jorge Amado: Suor e Tenda dos milagres
Palavras-chave em português
Comunismo
Ditadura militar
Estrangeiro
Getúlio Vargas
Imigrante
Jorge Amado
Judeu
Nacional
Suor
Tenda dos Milagres
Resumo em português
A dissertação propõe-se a analisar a presença de personagens judias nos romances de Jorge Amado, especificamente em Suor e Tenda dos Milagres, ambos do período modernista da literatura brasileira, abarcando, entretanto, momentos distintos da vida política e literária do autor, o qual sendo comunista foi perseguido e vigiado por seus ideais e aspirações políticas, também em momentos distintos da História. Embora os romances sejam do mesmo período, as narrativas desenrolam-se pontualmente durante o governado de Getúlio Vargas, de 1930 a 1945, detendo-se especificamente nas décadas de 20 a 30, momentos destacados pela perseguição aos comunistas e judeus, justificandose, então, a escolha do autor e dos dois romances. Além da Era Vargas, abrange-se o período da Ditatura Militar, visto que o romance Tenda dos Milagres foi publicado em 1969, sendo este o tempo presente da narrativa, tendo como passado e pano de fundo o governo Vargas. O objetivo da pesquisa foi verificar se há distinção no tratamento aos judeus, independente da época, tanto do ponto de vista do autor em relação à forma como se relaciona, escreve e os enxerga, como das personagens que compõem suas obras. Assim, as figuras judias foram contrapostas a outros não nacionais como os estrangeiros e imigrantes, visando a distinguir se estes recebem tratamento diferenciado do elemento judaico. Esta distinção entre estrangeiros e imigrantes também é um foco de estudo e análise e se dá devido a forma com que eles aparecem na literatura, ora como elemento embranquecedor, ora como mão-de-obra, ora como indesejado, por exemplo. O método de trabalho contemplou duas frentes: o levantamento e análise da figura do estrangeiro e do imigrante, judeu ou não, em diversas obras de Jorge Amado, mas especificamente nos dois romances em questão e a comparação entre representação e apresentação referentes à personagem judia nas obras específicas, visto que cada uma delas foi composta e publicada em períodos diferentes da História do Brasil e da sociedade baiana da época. Como resultados, são apresentadas e confrontadas as análises dos dois romances, bem como suas personagens e o contexto histórico-político-social das narrativas, chegando-se à conclusão de que há distinção de tratamento ao judeu, em comparação com outros elementos estrangeiros e imigrantes analisados; para chegar à este resultado, foram formuladas diversas perguntas que subjazem à pesquisa, como, por exemplo: em que medida o estrangeiro é discriminado, já que ocupa a posição do outro, do diferente? Em que medida se discriminam os judeus no Brasil, como herança do colonialismo português? Como eles são discriminados no período da Era Vargas e da Ditadura Militar? Os estrangeiros em geral recebem um tratamento semelhante, nos diversos textos literários?
Título em inglês
The jew figure in works of Jorge Amado: Suor and Tenda dos milagres
Palavras-chave em inglês
Communism
Foreigner
Getúlio Vargas
Immigrant
Jewish
Jorge Amado
Military dictatorship
National
Suor
Tenda dos Milagres
Resumo em inglês
The dissertation proposes to examine the presence of Jewish characters in novels of Jorge Amado, specifically in Suor and Tenda dos Milagres, both from modernist period of Brazilian literature, covering, however, different times of political and literary life of the author, which communist was being persecuted and watched by their ideals and political aspirations, also at different moments in history. Although the novels are of the same period, the narratives unfold punctually during the Getúlio Vargas ruled, from 1930 to 1945, stopping specifically in the 1920s and 1930s highlighted by the persecution of Communists and Jews moments, justifying, then the authors choice and the two novels. Besides the Vargas Era, it covers up the military dictatorship, considering Tenda dos Milagres novel was published in 1969, this being the present time of the narrative, with the background of the Vargas government. The research objective was to determine whether there is a distinction in the treatment of the Jews, regardless of time, both from the authors standpoint in relation to how it relates, writes and sees them as the characters that compose his works. Thus, the Jewish figures were opposed to foreigners and immigrants, seeking to distinguish if they receive differential treatment from Jewish element. This distinction between foreigners and immigrants is also a focus of the study and analysis and it is due the way they appear in the literature, sometimes as an element bleaching, or as hand labor, sometimes as undesirable, for example. The working method included two fronts: a survey and analysis of the foreigner and the immigrant. Jewish or not, in various works of Jorge Amado, but specifically in the two novels in question and the comparison between representation and presentation of the Jewish character in the specific works, since each was composed and published in different periods of Brazils history and the bahian society of the time. As results, the analysis of the two novels are presented and compared, as well as their characters and the historical, political and social context of the narrative, concluding that there is a distinction in the treatment to the Jewish compared with other foreign and immigrants analyzed; to arrive at this result, several questions were formulated that underlie research, such as: in what measure is the foreign discriminated since he occupies the position of the other, the different? In what measure are the Jews discriminated in Brazil, as a legacy of Portuguese colonialism? How are they discriminated during the Vargas Era and the Military Dictatorship? Do foreigners generally receive similar treatment in different literary texts?
 
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Data de Publicação
2015-07-08
 
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